Ana Francisca Major eleita nova presidente do conselho de administração da TAAG

21-10-2021 (09h07)

Foto: TAAG
Foto: TAAG

Os accionistas da companhia aérea angolana TAAG elegeram hoje um novo conselho de administração presidido por Ana Francisca da Silva Major, um presidente da comissão executiva, quatro administradores executivos e um não executivo, anunciou o Governo.

Ana Francisca da Silva Major foi eleita presidente do conselho de administração, não executiva, Eduardo Farein Soria, presidente da comissão executiva e Rui Paulo Pinto de Andrade Teles Carreira para o cargo de administrador não executivo.

Custódia Gabriela Pereira Bastos, Lisa Mota Pinto, Steve Taverney Azevedo e Isabel de Sousa Godinho foram eleitos administradores executivos.

O Ministério dos Transportes angolano refere, em comunicado de imprensa, refere que a nova direção da TAAG foi eleita hoje em assembleia-geral de acionistas, em virtude da transformação de empresa pública para sociedade anónima.

O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou ontem o conselho de administração da TAAG fundamentando a decisão com a necessidade de concretizar o plano de reestruturação da empresa e os seus objetivos estratégicos (clique para ler: Presidente angolano exonera administração da TAAG).

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, cessaram funções o Presidente do Conselho de Administração, Helder Preza, o presidente da Comissão Executiva, Rui Carreira, cinco administradores executivos e seus não executivos.

A TAAG foi fortemente atingida pelos efeitos da covid-19 na circulação de pessoas, tendo registado uma quebra de 75% no número de passageiros transportados, e acumulou prejuízos na ordem dos 372 milhões de dólares (320 milhões de euros) em 2020.

Ainda segundo a nota do órgão ministerial, a transformação a TAAG surge como “um imprescindível esforço, por parte do seu ainda accionista maioritário, o Estado, para permitir o reposicionamento da companhia, enquanto empresa estratégica de referência nacional e continental”.

(Notícia Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: TAAG

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Foram multadas 13 companhias aéreas no segundo dia de restrições

03-12-2021 (17h33)

No segundo dia da obrigatoriedade de desembarcarem em Portugal continental apenas passageiros com teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, 13 companhias aéreas e 59 passageiros foram multados nos aeroportos portugueses.

Apoio à TAP “deve ser visto como um investimento” – ministro da Economia

03-12-2021 (12h24)

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que o apoio estatal à TAP "deve ser visto como um investimento que todos estamos a fazer num activo que é estratégico para o país", naquela que considera ser uma "das empresas mais críticas para o nosso futuro colectivo".

ANA alerta para urgência de decidir sobre o aeroporto de Lisboa, por estar a recuperar níveis de 2019

02-12-2021 (17h20)

O Chief Commercial Officer da ANA Aeroportos, Francisco Pita, alertou hoje para a urgência de aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa, indicando que os movimentos de aeronaves na Portela atingiram “em muitos dias de Novembro” números idênticos a 2019.

Portugal já multou 152 passageiros e dez companhias aéreas por incumprimento das novas regras covid-19

02-12-2021 (17h14)

A PSP e o SEF registaram na quarta-feira 152 contraordenações de pessoas que desembarcaram nos aeroportos portugueses sem teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, revelou hoje à Lusa o Ministério da Administração Interna (MAI).

United Airlines anuncia novas datas para a rota Ponta Delgada-Nova Iorque

02-12-2021 (16h31)

A companhia aérea norte-americana United Airlines vai voar entre Ponta Delgada e Nova Iorque, a partir de 14 Maio de 2022, e vai retomar as ligações entre Porto e Nova Iorque e entre Lisboa e Washington D.C. no dia 27 de Março.

Opinião e Análise