Avião da Transavia com 149 passageiros a bordo aterra de emergência em Faro

12-11-2018 (13h59)

Foto: Transavia
Foto: Transavia

Uma parelha de F-16M da Força Aérea assistiu hoje uma aeronave da companhia aérea holandesa Transavia que declarou emergência após descolar do Funchal, ilha da Madeira, anunciou hoje aquele ramo militar.

O avião, um Boeing 737 da Transavia que transportava 149 passageiros a bordo, comunicou problemas de pressurização quando fazia a ligação com Amesterdão, revelou a FAP (Força Aérea Portuguesa) em comunicado.

A aeronave "divergiu e aterrou em segurança no aeroporto de Faro", pelas 12h51, adiantou a FAP, que na sequência do alerta activou “todo o seu sistema primário de Busca e Salvamento, no decurso da ocorrência”.

Esta foi a segunda vez em menos de 24 horas que a Força Aérea activou a parelha de F-16 em alerta permanente na Base Aérea n.5, em Monte Real, para escoltar uma aeronave civil em dificuldades.

Na sua conta no Twitter, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, salientou a prontidão da FAP: "É muito raro ter 2 emergências em 2 dias, mas a FAP estava preparada", escreveu.

No Domingo, o avião da Air Astana, que descolou de Alverca às 13h21 e que declarou emergência, esteve algum tempo a sobrevoar a região a Norte de Lisboa e o Alentejo, numa trajetória irregular, antes de ter sido tomada a decisão de o Embraer da companhia do Cazaquistão aterrar no aeroporto de Beja, o que aconteceu às 15h28, à terceira tentativa (clique para ler: Air Astana indica problemas nos eixos de controlo como potencial causa da aterragem de emergência em Beja).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Transavia

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Governo suspende voos de/para o Brasil a partir de sexta-feira

27-01-2021 (16h54)

O Governo decidiu suspender, a partir das 00h00 de sexta-feira, os voos de/para o Brasil, que em Dezembro foi a segunda origem/destino internacional do Aeroporto de Lisboa com mais passageiros.

Alemanha pondera reduzir voos internacionais a “quase zero” para combater novas variantes do coronavírus

27-01-2021 (16h12)

A Alemanha está ponderar reduzir os voos internacionais “a quase zero” para impedir a disseminação de novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

Qatar Airways testa IATA Travel Pass a partir de Março

27-01-2021 (15h36)

A companhia aérea Qatar Airways vai testar o IATA Travel Pass, ferramenta digital que permite a partilha de resultados de testes relativos à covid-19, na rota Doha-Istambul, a partir de Março.

Boeing 737 MAX também já pode voar na Europa

27-01-2021 (12h41)

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) aprovou hoje o regresso aos céus da União Europeia dos aviões da Boeing do modelo B737 MAX, que esteve proibido devido a graves acidentes.

Ryanair prolonga isenção da taxa de alteração de reservas até 31 de Março

26-01-2021 (13h15)

A Ryanair prolongou a isenção da taxa de alteração de voos para todas as reservas realizadas até 31 de Março, e permite realizar até duas alterações para viajar até 31 de Outubro.

Opinião e Análise