Conselho de Ministros prolonga agonia da crise na TAP

02-07-2020 (19h22)

O Governo manteve hoje, após o Conselho de Ministros que tinha sido apontado ser a derradeira instância para uma solução sobre a TAP, o discurso do ou aceitam o acordo ou haverá nacionalização, que repete pelo menos desde ontem.

No final da reunião do Governo, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, anunciou que o Governo aprovou hoje um diploma de ajuda financeira à TAP e avisou que “se se frustrar” o acordo de princípio com os privados “o Conselho de Ministros reunirá imediamente para aprovar o diploma da nacionalização” da companhia aérea.

O Governo aprovou uma “resolução fundamentada reconhecendo que existe um grave prejuízo para o interesse público na imediata inibição do acto administrativo ou na impossibilidade da execução do mesmo que conceda ou autorize a ajuda financeira ao Grupo TAP ou à TAP”, afirmou a governante após o Conselho de Ministros.

“Este diploma foi aprovado por quaisquer que sejam as decisões ainda a tomar”, afirmou Mariana Vieira da Silva, sublinhando que “era necessário tomar uma decisão relativamente ao processo em curso”.

A ministra afirmou “que existe neste momento um acordo de princípio com os privados para viabilizar a intervenção na TAP” e alertou que “se se frustrar esse compromisso, o Conselho de Ministros reunirá imediamente para aprovar o diploma da nacionalização da TAP”.

“Estamos nesta a fase a discutir temas técnico-jurídicos e o Conselho de Ministros está preparado para reunir imediatamente caso este acordo se frustre”, reforçou a ministra.

Sem revelar mais pormenores, Mariana Vieira da Silva disse apenas que “no momento em que existirem novidades, o senhor ministro das Infra-estruturas e da Habitação e o senhor ministro de Estado e das Finanças farão uma conferência de imprensa”.

 

Clique para ver mais: TAP

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Acidente com avião da Air India Express provocou pelo menos 16 mortos

08-08-2020 (09h18)

As autoridades indianas subiram para 16 o número de mortos no acidente com um avião da Air India Express à aterragem num aeroporto do Sul do país sob chuva torrencial.

Avião da Air India Express despenha-se ao aterrar no Sul da Índia e parte-se em dois

07-08-2020 (18h00)

Um avião comercial com 191 pessoas a bordo saiu hoje da pista e partiu-se em dois ao aterrar num aeroporto do Sul da Índia com chuva torrencial, indicaram as autoridades indianas e a imprensa local.

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

TAP requer teste molecular RT-PCR para viajantes do Brasil para Portugal

06-08-2020 (17h30)

A TAP Air Portugal, de acordo com o que foi determinado pelas autoridades portuguesas, requer um teste molecular RT-PCR à Covid-19 negativo a todos os viajantes do Brasil para Portugal.

TAAG recebe o primeiro de seis Dash 8-400 encomendados à Bombardier

06-08-2020 (15h57)

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola recebeu a primeira de seis aeronaves Dash 8-400 encomendadas em 2018 à empresa canadiana Bombardier.

Opinião e Análise