CTP exige decisão urgente sobre a liderança da TAP

06-01-2021 (13h05)

O presidente da CTP, Francisco Calheiros, instou o Governo a tomar "rapidamente" uma decisão sobre a gestão da TAP, sublinhando que a companhia está “há seis meses a fazer uma reestruturação” sem nomear uma nova liderança.

"Parem de discutir a TAP na praça pública [e] decidam", pediu o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), lembrando que "há seis meses que está para entrar um presidente para a Comissão Executiva na TAP".

Francisco Calheiros, que discursava na tomada de posse dos novos corpos sociais da APAVT, ontem em Lisboa, frisou que a TAP está "há seis meses a fazer uma reestruturação que não é com esta equipa".

"Decidam rapidamente", exigiu o dirigente, defendendo que "a TAP é determinante para o turismo português".

A transportadora mantém na liderança desde Julho Ramiro Sequeira, uma contratação do antigo CEO, Antonoaldo Neves (clique para ler: ‘Delfim' de Antonoaldo Neves escolhido para novo CEO da TAP).

Além da liderança da TAP, Francisco Calheiros pediu decisões urgentes sobre o Aeroporto do Montijo e as medidas de recapitalização das empresas de turismo.

As empresas turísticas "estão em modo de sobrevivência" e "os fundos comunitários não chegarão antes do segundo semestre", avisou Francisco Calheiros.

"É urgente capitalizar as nossas empresas, porque esta crise vai passar e as nossas empresas têm que estar pujantes para termos uma oferta instalada que possa satisfazer a procura", frisou o presidente da CTP.

Francisco Calheiros enfatizou ainda o papel do turismo na recuperação da crise de 2007/2008, dizendo que "contribuiu para baixar a taxa de desemprego de 17% para 6%", que "conseguiu pela primeira vez em 40 anos de democracia pôr o saldo da balança comercial positivo e que mais contribuiu para o PIB".

"Querem que repitamos a mesma façanha? Não é com as empresas descapitalizadas como estão", concluiu.

 

Clique para ver mais: CTP

Clique para ver mais: Empresas&Negócios

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Cabo Verde aprova quarto aval estatal à Cabo Verde Airlines para empréstimos de emergência

02-03-2021 (10h09)

O Governo cabo-verdiano autorizou o quarto aval do Estado para um pedido de empréstimo de emergência da administração da Cabo Verde Airlines (CVA), que já somam mais de sete milhões de euros desde Novembro.

IAG só prevê ter este trimestre 20% da capacidade de há um ano

01-03-2021 (16h39)

O IAG, segundo maior grupo europeu de aviação, de que fazem parte a British Airways, a Iberia, a Vueling e a Aer Lingus, só prevê ter este trimestre 20% da capacidade que teve há um ano, sem avançar mais além desse período dada a “elevada incerteza” que predomina.

Lufthansa vai voar entre Frankfurt e Ponta Delgada este Verão

01-03-2021 (13h45)

A companhia de aviação Lufthansa vai voar entre Frankfurt e Ponta Delgada este Verão, com uma ligação por semana, aos Domingos, em avião A320neo de 180 lugares.

Iberia vai testar aplicação de validação de testes em voos para os Estados Unidos

26-02-2021 (17h38)

A companha aérea Iberia vai testar a aplicação VeriFLY, que valida a documentação de passageiros relativa a testes à covid-19, nos voos de Espanha para Miami e Nova Iorque, até 23 de Abril.

Amadeus revela quebra de 472,8 milhões de reservas de voos por agências de viagens

26-02-2021 (16h12)

A pandemia de covid-19 provocou uma quebra astronómica de reservas aéreas de agências de viagens de viagens, como evidencia o maior sistema global de reservas (GDS), o Amadeus, que revelou ter registado em 2020 uma quebra que atinge os 472,8 milhões.

Opinião e Análise