David Neeleman trava nomeação de novo CEO para a Aigle Azur

28-08-2019 (17h32)

Foto: Aigle Azur
Foto: Aigle Azur

O empresário David Neeleman, accionista de referência da TAP e accionista a 32% da Aigle Azur, travou a nomeação de novo CEO para esta companhia que tinha sido avançada pelo accionista Gerard Houa, detentor de uma participação de 19%.

De acordo com a imprensa francesa, o Tribunal Comercial de Créteil já interveio, nomeando um administrador provisório e mandando Gerard Houa desocupar as instalações da sede da companhia.

As notícias relatam que Neeleman em e-mail aos seus advogados acusou Gerard Houa de “usurpar a presidência da companhia”.

Porém, acrescentam as notícias, Houa, que garante ter “reunido 15 milhões de euros” para manter a Aigle Azur a voar e evitar o seu desmantelamento, tem o apoio de alguns sindicatos.

A imprensa francesa refere que a Aigle Azur tem prejuízos desde 2012 e segundo Houa perdeu 50 milhões durante a liderança de Franck Yvelin, iniciada no Outono de 2017 e agora interrompida pela acção do accionista minoritário.

Franck Yvelin é creditado com um plano para vender à Vueling, do IAG, a operação entre Orly e Portugal e assim angaria os 25 milhões a 30 milhões de euros de que a companhia francesa necessita (clique para ler: Aigle Azur quer vender operação para Portugal à low cost espanhola Vueling).

 

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: David Neeleman

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP informa mercado sobre acordo de princípio entre Estado e privados

03-07-2020 (19h02)

A TAP informou hoje o mercado, através de um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), do acordo de princípio atingido esta quinta-feira à noite entre os privados e o Estado, para viabilizar a empresa.

Frasquilho avisa que próximos tempos na TAP serão difíceis, mas superados

03-07-2020 (18h57)

O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, alertou os trabalhadores numa mensagem a que o PressTUR teve acesso que os próximos tempos serão difíceis, mas serão superados “com alguns sacrifícios”.

Azul anuncia venda da participação na TAP ao Governo português

03-07-2020 (14h03)

A Azul anunciou hoje que chegou a acordo com o Governo português para vender a sua participação indirecta na TAP de 6%, por aproximadamente 65 milhões de reais (10,84 milhões de euros), e abdicar do direito de conversão dos bónus séniores de 90 milhões de euros que venciam em 2026.

Ryanair acusa agências de viagens online de bloquear reembolsos

03-07-2020 (12h32)

A Ryanair acusou hoje "agências de viagens online não autorizadas" de bloquear reembolsos de clientes, por utilizarem "emails falsos e cartões de crédito virtuais" impedindo que as reservas "possam ser rastreadas até ao consumidor individual".

CEO da TAP cessa funções de imediato

02-07-2020 (23h57)

Antonoaldo Neves, CEO da TAP, vai ser substituído "de imediato", anunciou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, revelando que o Governo vai recorrer a uma empresa para recrutar uma nova equipa de gestão para a companhia.

Opinião e Análise