euroAtlantic Airways alvo de proposta de compra por gestora de participações sociais

25-07-2019 (15h45)

Foto: euroAtlantic
Foto: euroAtlantic

A Autoridade da Concorrência informou ontem estar a analisar uma “operação de concentração de empresas”, que “consiste na aquisição do controlo exclusivo” da companhia de aviação portuguesa euroAtlantic Airways pela I-JET Aviation, que diz ser uma “empresa que se dedica à gestão de participações sociais de outras sociedades como forma indirecta do exercício de actividades económicas”.

A informação avançada específica que a proposta de compra visa 95% do Capital Social da euroAtlantic e foi concretizada pela I-JET AVIATION PT, Sociedade Gestora de Participações Sociais, Unipessoal LDA. (“I-JET

Aviation”), sociedade constituída no início de Julho com o Capital Social de um euro, valor da quota da sociedade luxemburguesa I-JET AVIATION S.À.R.L.

A informação disponível indica como gerente Taavi Keith Arthur Kerkinen Davies, apontado como consultor que actua em representação de diferentes sociedades.

A informação publicada pela Autoridade da Concorrência assinala que “a I-JET Aviation não exerce quaisquer actividades em Portugal” e convida os interessados a apresentarem observações.

A euroAtlantic é detida a 100% pelo seu presidente e fundador, Tomaz Metello, depois que em 2017 este comprou a maioria do capital que era detida pelo Grupo Pestana, numa operação em que dois executivos do Banco Haiting entraram para a gestão da companhia (clique para ler: Tomaz Metello fica com 100% da euroAtlantic e nomeia novo CEO).

No mês de Agosto de 2018, porém, a companhia anunciou a escolha de Eugénio Fernandes para CEO, evidenciando assim um ‘regresso à prata da casa’.

A hipótese de venda da euroAtlantic tem ‘pairado’ há vários meses e ainda em 2018 Tomaz Metello chegou a confirmar “conversações” para uma eventual alienação.

 

Clique para mais notícias: euroAtlantic

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ryanair vai recomeçar 110 rotas de/para Portugal entre 21 de Junho e inícios de Agosto

28-05-2020 (15h30)

A Ryanair, maior low cost a operar em Portugal, já definiu a retoma de 110 rotas de/para aeroportos portugueses a partir de 21 de Junho, 49 das quais no Aeroporto do Porto, 31 em Faro, 26 em Lisboa e quatro nos Açores.

Primeiro-ministro cauciona ‘golpe’ na TAP

28-05-2020 (15h28)

O primeiro-ministro António Costa elogiou a posição assumida ontem pelo Conselho de Administração da TAP, caucionando assim a invasão por este órgão da área da gestão operacional da companhia, que devia ser competência exclusiva da comissão executiva presidida por Antonoaldo Neves.

Iberia retoma voos para Portugal a partir de 1 de Julho

28-05-2020 (12h58)

A companhia de aviação espanhola Iberia vai retomar 21% dos seus voos de curto e médio curso do seu hub em Madrid a partir de 1 de Julho, incluindo as ligações com Lisboa, Porto e Faro.

Açores deixa de exigir quarentena a passageiros com teste negativo

28-05-2020 (10h24)

Os passageiros que desembarcam nos Açores vão ser dispensados de permanecer em isolamento profilático ou de realizar quarentena caso testem negativo à covid-19, ao contrário do que acontecia até agora, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.

SATA vai continuar sem voar para Boston, Toronto, Frankfurt e Praia até 30 de Junho

28-05-2020 (10h14)

O grupo SATA, detentor das transportadoras Azores Airlines e SATA Air Açores, vai continuar sem voar para Boston (EUA), Toronto (Canadá), Frankfurt (Alemanha) e Praia (Cabo Verde) até 30 de Junho, devido à covid-19.

Opinião e Análise