euroAtlantic desmente acordo da STP com a Ceiba e anuncia que vai reclamar “avultada indemnização”

27-08-2019 (18h02)

“A euroAtlantic airways afirma ser falso que exista um Memorando assinado entre a sua participada STP AIRWAYS e a companhia Ceiba Intercontinental”, diz um comunicado da companhia portuguesa divulgado hoje, no qual também se insurge contra o Governo de São Tomé, designadamente o ministro dos Transportes.

A companhia, diz o comunicado, “considera gravíssimo o que tem sido oficialmente comunicado à imprensa nacional e internacional não podendo aceitar que o Governo de São Tomé e Príncipe, unilateralmente, sem consulta ao maior accionista, investidor de direito internacional, e credor da sua companhia nacional, tenha assinado um “Memorando” em nome da STP AIRWAYS”.

A empresa, que actualmente é detida integralmente pelo seu fundador e presidente, Tomaz Metello, na sequência da compra por este da posição maioritária detida pelo Grupo Pestana, anuncia de seguida que “não deixará de, junto dos Tribunais Internacionais, requerer uma avultada indemnização compensatória” por considerar estar face a “enormes danos e prejuízos”.

A euroAtlantic declara que Memorando que tem sido referido nas notícias, e pelo qual alegadamente a CEIBA, companhia de aviação da Guiné Conacri, irá colocar aviões ao serviço da companhia são-tomense, na qual a euroAtlantic tem 40% do capital, foi “assinado na capital da Guiné Equatorial, Malabo, pelo Presidente (Não Executivo) da STP AIRWAYS, António Aguiar”.

“Não tem nenhum valor jurídico”, declara a companhia portuguesa que acrescenta que “esta matéria não foi levada a Assembleia Geral de accionistas, pelo gestor nomeado pelo Governo, como os gestores legais Executivos oficializados pelos Estatutos da companhia não tiveram conhecimento da matéria”. 

Para ler mais clique:

Governo de São Tomé escolhe Ceiba/White para substituir euroAtlantic na STP Airways

 

Clique para mais notícias: STP Airways

Clique para mais notícias: euroAtlantic Airways

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Acidente com avião da Air India Express provocou pelo menos 16 mortos

08-08-2020 (09h18)

As autoridades indianas subiram para 16 o número de mortos no acidente com um avião da Air India Express à aterragem num aeroporto do Sul do país sob chuva torrencial.

Avião da Air India Express despenha-se ao aterrar no Sul da Índia e parte-se em dois

07-08-2020 (18h00)

Um avião comercial com 191 pessoas a bordo saiu hoje da pista e partiu-se em dois ao aterrar num aeroporto do Sul da Índia com chuva torrencial, indicaram as autoridades indianas e a imprensa local.

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

TAP requer teste molecular RT-PCR para viajantes do Brasil para Portugal

06-08-2020 (17h30)

A TAP Air Portugal, de acordo com o que foi determinado pelas autoridades portuguesas, requer um teste molecular RT-PCR à Covid-19 negativo a todos os viajantes do Brasil para Portugal.

TAAG recebe o primeiro de seis Dash 8-400 encomendados à Bombardier

06-08-2020 (15h57)

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola recebeu a primeira de seis aeronaves Dash 8-400 encomendadas em 2018 à empresa canadiana Bombardier.

Opinião e Análise