Governo de São Tomé quer “aliança formal” da STP Airways com companhia da Guiné Equatorial

O Governo são-tomense, que indicou querer substituir a portuguesa euroAtlantic como parceira da STP Airways, revelou estar a trabalhar com a Guiné Equatorial na concretização de “uma aliança formal” entre as companhias de aviação dos dois países.
A posição consta de uma carta enviada pelo ministro das Obras Públicas, Recursos Naturais e Ambiente de São Tomé e Príncipe, Osvaldo Abreu, à Administração da euroAtlantic airways a que a agência Lusa teve acesso.
A euroAtlântic detém 40% do capital e a responsabilidade pela gestão da STP Airways, tendo igualmente um contrato de concessão do handling até 2020 e que o Governo quer separar do transporte aéreo.
O Estado de São Tomé e Príncipe tem uma participação de 35% da STP Airways.
Na missiva, que foi enviada depois de declarações públicas do ministro Osvaldo Abreu a anunciar a intenção de terminar o acordo com a euroAtlantic para gestão da STP Airways em Outubro, abrindo a porta a novos parceiros, é evocado o estabelecimento de parcerias com a Guiné Equatorial em vários sectores, incluindo nos transportes.
“Neste âmbito da cooperação bilateral Estado - Estado, os dois países estão a avançar para a materialização de vários acordos e negócios, entre eles o estabelecimento de uma aliança formal entre as companhias áreas dos respectivos estados arquipelágicos do Golfo da Guiné", diz.
Osvaldo Abreu aponta que a separação das actividades de transportadora aérea e de handling é “uma aspiração” do Governo que faz parte da “organização legal existente” e foi recomendada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e por organizações internacionais.
Na carta, Osvaldo Abreu lamentou “a forma como o processo de cessação se iniciou”, mostrando-se convicto de que as partes “vão continuar a envidar os esforços necessários para que a cessação da operação ocorra nas melhores e mais sensatas condições possíveis” para preservar os interesses do Estado e da euroAtlantic.
O ministro anunciou ainda a nomeação de um conselheiro “independente e especializado” no sector da aviação civil “para acompanhar o período transitório da operação até à conclusão da transferência de gestão e das participações da euroAtlantic”.
“O accionista Estado conta apresentar esta proposta no decurso da próxima reunião da assembleia-geral de accionistas, marcada para 26 de Junho", acrescentou.
(PressTUR com Agência Lusa)
Para ler mais clique:
euroAtlantic admite sair da STP Airways, mas não empurrada, Tomaz Metello
Clique para ver mais: euroAtlantic
Clique para ver mais: STP Airways
Clique para ver mais: Aviação
Clique para mais notícias: África
Outras Notícias
Governo suspende voos de/para o Brasil a partir de sexta-feira
O Governo decidiu suspender, a partir das 00h00 de sexta-feira, os voos de/para o Brasil, que em Dezembro foi a segunda origem/destino internacional do Aeroporto de Lisboa com mais passageiros.
Alemanha pondera reduzir voos internacionais a “quase zero” para combater novas variantes do coronavírus
A Alemanha está ponderar reduzir os voos internacionais “a quase zero” para impedir a disseminação de novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.
Qatar Airways testa IATA Travel Pass a partir de Março
Boeing 737 MAX também já pode voar na Europa
A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) aprovou hoje o regresso aos céus da União Europeia dos aviões da Boeing do modelo B737 MAX, que esteve proibido devido a graves acidentes.
Ryanair prolonga isenção da taxa de alteração de reservas até 31 de Março
A Ryanair prolongou a isenção da taxa de alteração de voos para todas as reservas realizadas até 31 de Março, e permite realizar até duas alterações para viajar até 31 de Outubro.
Escrever comentário