IAG anuncia acordo para compra da Air Europa e reforço do hub de Madrid

04-11-2019 (15h48)

Willie Walsh (Foto: IAG)
Willie Walsh (Foto: IAG)

A IAG International Airlines Group, que já tem a mais histórica companhia espanhola, a Iberia, e a maior companhia do país, a low cost Vueling, anunciou hoje ter um acordo para a compra da sua maior concorrente em Espanha, a Air Europa, num negócio que prevêem esteja concluído no segundo semestre de 2020.

Analistas comentaram que é a reacção do IAG à perda da sua parceria com o grupo LATAM e que a Air Europa era a companhia que estava com uma estratégia de rede que melhor servia esse propósito e melhor desenvolvida no Brasil.

Um comunicado divulgado pelo indica que a aquisição da totalidade do capital da Air Europa ascenderá a mil milhões de euros, bem como que, para a eventualidade de decisão desfavorável do regulados, o IAG pagou à Europa 40 milhões de euros a título de “break fee”, na eventualidade da transacção não obter as autorizações necessárias de  qualquer um dos intervenientes decidir abandonar.

O enfoque da comunicação do IAG é que esta aquisição da Air Europa “transforma o hub de Madrid [o que mais ‘sombra’ faz a Lisboa] num verdadeiro rival dos quatro grandes hubs europeus: Amesterdão, Frankfurt, Londres Heathrow e Paris Charles de Gaulle”.

A Air Europa foi a 4ª maior companhia de aviação em número de passageiros nos aeroportos espanhóis, com 17,33 milhões, mas em conjunto com Vueling (39,36 milhões) e Iberia (19,27 milhões), tornam-se o maior grupo, até por que ainda inclui a Iberia Express (9,52 milhões) e muito do tráfego da Air Nostrum (8,4 milhões), que opera como franchisada da Iberia.

 

Clique para mais notícias: IAG

Clique para mais notícias: Air Europa

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

‘Família’ Pedrosa sai da Administração da TAP, mas grupo Barraqueiro mantém ‘representante’ (Actualiza)

01-10-2020 (12h41)

A TAP anunciou hoje a renúncia de Humberto Pedrosa e do seu filho David Pedrosa dos cargos que exerciam no grupo aéreo, nomeadamente de presidente da Administração e Vogal da Administração da companhia aérea TAP, SA, mas sem que o seu Grupo Barraqueiro deixe de estar representado.

Humberto e David Pedrosa renunciam aos cargos na administração na TAP

01-10-2020 (09h14)

Humberto e David Pedrosa apresentaram na quarta-feira a renúncia aos cargos de presidente e vogal, respectivamente, na TAP e nas demais sociedades do Grupo TAP onde exercem funções de administração.

Aer Lingus programa ter quatro voos por semana Dublin – Faro este Outubro

30-09-2020 (17h53)

A companhia de aviação irlandesa Aer Lingus, do IAG, tem programado fazer quatro voos por semana entre Dublin e Faro de 1 a 24 de Outubro, que são as últimas semanas do chamado Verão IATA.

TAP liga 25% mais cidades mesmo tendo só 30% da capacidade, diz o seu Chief Revenue & Network

30-09-2020 (17h46)

O Chief Revenue & Network da TAP, Arik De, comentou nas redes sociais que a companhia, embora tenha a sua capacidade reduzida a 30% do que tinha há um ano, liga 25% mais de cidades do que antes da pandemia, com uma redução de 92% no tempo médio de ligação.

South African Airways suspende todas as operações por dificuldades financeiras

30-09-2020 (14h40)

A companhia de aviação sul-africana South African Airways suspendeu todas as suas operações depois de ter falhado o plano de salvamento que envolvia um financiamento de 10 mil milhões de rands (507 milhões de euros).

Opinião e Análise