IATA anuncia passe digital com dados de saúde para permitir reabrir fronteiras sem quarentenas

25-11-2020 (13h28)

Foto: Drew Beamer / Unsplash
Foto: Drew Beamer / Unsplash

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que está na fase final de desenvolvimento do IATA Travel Pass, um passe digital com dados de saúde dos viajantes que pretende apoiar a reabertura segura das fronteiras.

Em comunicado, a Associação sublinha que o IATA Travel Pass inclui uma app onde os viajantes podem criar um 'passaporte digital', receber os certificados de teste e vacinação, verificar se são adequados ao seu itinerário e partilha-los com as companhias aéreas e autoridades para facilitar a viagem.

Outra das funcionalidades do IATA Travel Pass é permitir aos passageiros encontrar informações precisas sobre viagens, testes e, eventualmente, requisitos de vacinas.

O Travel Pass também permite que os passageiros encontrem centros de teste e laboratórios no local de partida que atendam aos padrões de requisitos de teste e vacinação do seu destino.

Outra funcionalidade é a Lab App, que permite aos laboratórios autorizados e centros de teste partilharem com segurança os certificados de teste e vacinação com os passageiros.

A IATA está a trabalhar com o IAG para desenvolver esta solução e fará um ensaio até ao final do ano para demonstrar que o Travel Pass combinado com testes de covid-19 coordenados e generalizados poderá ser a solução para retomar as viagens internacionais e substituir a imposição de quarentenas.

“A nossa principal prioridade é fazer com que as pessoas viajem novamente com segurança”, afirmou Nick Careen, vice presidente sénior da IATA para segurança, carga, passageiros e aeroportos.

Nick Careen considera necessário dar confiança aos governos “de que os testes sistemáticos de covid-19 podem funcionar” em alternativa às quarentenas obrigatórias, uma solução que “acabará por se transformar num programa de vacinação”.

“O IATA Travel Pass é uma solução para ambos”, frisou o executivo, para sublinhar que foi construído com uma “abordagem modular baseada em padrões de código aberto para facilitar a interoperabilidade”.

O IATA Travel Pass pode ser usado em conjunto com outros fornecedores ou como uma solução ponto a ponto autónoma. “O mais importante é que atenda às necessidades da indústria ao mesmo tempo em que possibilita um mercado competitivo”, conluiu Nick Careen.

A Associação prevê lançar o IATA Travel Pass no primeiro trimestre de 2021.

 

Clique para ver mais: IATA

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pandemia enfatizou importância da sustentabilidade na aviação – CEO da TAP

16-09-2021 (17h22)

A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse hoje que indústria da aviação foi “bastante afectada” pela pandemia de covid-19 e, com esta crise, ganharam importância as questões da sustentabilidade.

Emirates quer recrutar 3.000 tripulantes de cabine e 500 agentes de serviços aeroportuários

16-09-2021 (15h00)

A Emirates lançou uma campanha para recrutar 3.000 tripulantes de cabine e 500 agentes de serviços aeroportuários para o seu hub no Dubai, com vista à recuperação das operações nos próximos seis meses.

Iberia retoma voos para as Maldivas em Dezembro

16-09-2021 (14h40)

A Iberia divulgou hoje a sua programação de voos para o Inverno, destacando que em Dezembro vai retomar as operações para o seu “destino estrela deste Verão”, as Maldivas.

Ryanair lança nova rota Porto – Clermont-Ferrand

16-09-2021 (11h25)

A Ryanair anunciou uma nova rota para este Inverno entre Porto e Clermont-Ferrand, em França, com dois voos por semana a partir de Novembro.

British Airways vai voar de Heathrow para São Miguel e Terceira no Verão

15-09-2021 (16h28)

A British Airways anunciou hoje que irá adicionar as ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores, à sua rede de voos de Londres Heathrow no próximo Verão.

Opinião e Análise