Ministros timorenses confiantes na realização do voo da euroAtlantic entre Lisboa e Díli

08-03-2021 (17h24)

Foto: euroAtlantic
Foto: euroAtlantic

Os ministros timorenses da Educação, dos Negócios Estrangeiros e do Interior confirmaram à Lusa a realização do voo da euroAtlantic entre Lisboa e Díli, apesar da cerca sanitária e do confinamento obrigatório impostos na capital de Timor-Leste.

“Já coordenei com a ministra dos Negócios Estrangeiros e estamos comprometidos que esse voo aconteça”, disse Armindo Maia à Lusa, acrescentando que não haverá “nenhum problema com a realização do voo”.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Adaljiza Magno, sublinhou que “da parte do Ministério não há qualquer problema” com a realização do voo, mas indicou que são necessárias autorizações do Ministério dos Transportes e do Ministério do Interior.

Fonte do gabinete do vice-ministro do Interior confirmou à Lusa que da sua parte do Ministério foi já “autorizada a abertura do posto de fronteira para permitir a realização deste voo”.

A Lusa também procurou hoje clarificação junto do gabinete do ministro dos Transportes, José Agustinho da Silva, sobre o estado do voo, não tendo obtido até agora qualquer comentário.

O voo, agendado para este Domingo, dia 14, tem pelo menos 250 reservas, como o PressTUR noticiou na semana passada (clique para ler: Sonhando já tem mais reservas para 4º voo para Timor que em qualquer dos anteriores).

Entre os passageiros contam-se 108 professores para os Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), um projecto luso-timorense para a requalificação do ensino timorense em língua portuguesa.

Este grupo de professores, a maioria dos quais renovaram contrato, vão juntar-se, depois de cumprirem 14 dias de quarentena, a 33 que já estão em Timor-Leste a trabalhar nos CAFE.

O projecto, um dos mais importantes de sempre desenvolvidos por Portugal de apoio ao sector educativo timorense, envolve além dos docentes portugueses um total de 152 professores timorenses e conta já com 9.900 alunos do pré-escolar ao 12º, segundo a agência Lusa.

Os CAFE funcionam em todos os municípios e ainda no enclave de Oecusse-Ambeno.

Tradicionalmente marcado por atrasos na chegada dos docentes, o projecto foi particularmente afectado devido à pandemia da covid-19, em particular depois de um grupo de 88 dos 138 docentes que estavam em Timor-Leste ter optado, em Abril de 2020, por regressar a Lisboa num voo de repatriamento, que ocorreu praticamente no início da pandemia.

Timor-Leste tem actualmente 29 casos activos da covid-19 e a sua capital entrou à meia-noite de terça-feira (15h de hoje em Lisboa) em confinamento obrigatório e cerca sanitária durante pelo menos uma semana.

A medida foi aprovada em Conselho de Ministros depois das autoridades de saúde terem detectado três casos, dois na zona de Madohi, próximo de Tasi Tolu, na saída ocidental da capital, e um no bairro de Bebonuk, os primeiros possíveis casos de transmissão comunitária desde o início da pandemia, há um ano.

Há ainda em vigor uma cerca sanitária no município fronteiriço de Covalima onde foram detectados dois surtos de transmissão local em aldeias próximos da vizinha Indonésia.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Timor-Leste

Clique para ver mais: euroAtlantic

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Passageiros dos Açores e Madeira com destino ao continente dispensados de teste negativo

29-11-2021 (19h36)

Os passageiros provenientes dos Açores e da Madeira com destino a Portugal continental estão dispensados de apresentar teste negativo à covid-19 para embarcar a partir de quarta-feira, esclareceu hoje à Lusa fonte da Presidência do Conselho de Ministros.

Ryanair aponta agora 2022 para superar a TAP em passageiros transportados de/para Portugal

29-11-2021 (17h25)

O CEO do Grupo Ryanair, Michael O'Leary, voltou hoje a repetir uma previsão que já fez várias vezes nos últimos anos, a de superar a TAP em número de passageiros transportados de/para Portugal. A low cost, segundo O'Leary, será nº1 em Portugal em 2022.

Ryanair e a reviravolta para a Madeira­ — “nunca dizemos nunca”, Michael O’Leary

29-11-2021 (16h19)

O CEO do Grupo Ryanair, Michael O'Leary, reconheceu hoje ter dito no passado que não voaria para a Madeira devido às taxas aeroportuárias elevadas, mas conseguiu um desconto e vai abrir uma base no Funchal no Verão. Que desconto? "A minha mãe não me faria essa pergunta e se fizesse também não lhe diria", disse O'Leary.

Espanha só admite passageiros do Reino Unido com certificado de vacinação

29-11-2021 (11h55)

Espanha só permitirá a entrada de passageiros procedentes do Reino Unido e da Irlanda do Norte com certificado de vacinação e não com testes negativos de covid-19 ou provas de superação da doença, após 1 de Dezembro.

Espanha exige teste negativo para passageiros de sete países africanos

29-11-2021 (11h53)

A Espanha exigirá um teste negativo de covid-19 a todas as pessoas provenientes de países que actualmente sejam de alto risco como Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise