Pré-anúncio de greves no SEF atinge o sector do “turismo no seu todo” – APAVT

20-05-2021 (18h45)

O pré-anúncio de greves dos funcionários do SEF nos aeroportos portugueses está a provocar “a desconfiança dos mercados emissores para Portugal e cada dia que passar sem que seja desconvocada, produzirá efeitos negativos irrecuperáveis nas reservas turísticas”, alerta a APAVT.

“Mais de um ano após o início da pandemia de covid-19, com todas as empresas do sector praticamente paralisadas, é inqualificável um aproveitamento desta natureza”, diz a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) num comunicado.

O pré-anúncio de greves entregue ao Governo tem “nefastas consequências, que ultrapassam uma classe profissional para atingirem o sector de turismo no seu todo e, como tal, a economia de Portugal”, alerta a Associação.

A APAVT sublinha que não quer opinar sobre as razões da greve e a “sua eventual justiça” e apela apenas “à rápida resolução do conflito, sem o que todos (...) sairão a perder”.

“O simples pré-anúncio de greve nos aeroportos dos Açores, Madeira, Faro ou Lisboa, está já a levantar muitas questões dos principais operadores estrangeiros, designadamente do mercado britânico, que se considera como uma das tábuas de salvação na nossa actividade”, afirmou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, citado na nota de imprensa.

O Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras (SIIFF) entregou ao Governo pré-avisos de greve de 1 a 15 de Junho entre as 5h e as 9h da manhã no aeroporto de Lisboa, e entre as 9h e as 12h no aeroporto de Faro, segundo o “Expresso”, que também acrescenta que no aeroporto do Funchal os pré-avisos de greve são para 31 de Maio e para os dias 7, 14, 21 e 28 de Junho, entre as 9h e as 12h.

 

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Estudo da Oliver Wyman prevê falta de pilotos na Europa em 2022

03-08-2021 (15h17)

De acordo com um estudo da consultora Oliver Wyman, a Europa vai ter falta de pilotos em 2022, mais precisamente menos 790 pilotos do que aqueles que serão necessários.

Iberia ultrapassou British Airways e foi a companhia do IAG líder em tráfego de passageiros

02-08-2021 (16h36)

A Iberia foi a companhia do IAG que mais tráfego de passageiros transportou no segundo trimestre, superando a British Airways, tradicionalmente a líder, nomeadamente pela liderança no transporte entre a Europa e a América do Norte.

IAG prevê ter este trimestre 45% da capacidade de transporte de passageiros de 2019

02-08-2021 (16h31)

O IAG, grupo que integra a British Airways, a Iberia, a Vueling, a Aer Lingus e a Level, anunciou que prevê aumentar a sua capacidade de transporte de passageiros dos 21,9% do período homólogo de 2019 no segundo trimestre para “cerca de 45%” este trimestre, época alta no Hemisfério Norte.

LATAM Airlines considera combustíveis alternativos

02-08-2021 (16h16)

A LATAM Airlines, de acordo com o seu CEO, Roberto Alvo, está a considerar o recurso a combustíveis alternativos para cumprir o seu objectivo de atingir a neutralidade de carbono em 2050 e de em 2030 já ter uma redução de 50% nas suas emissões domésticas.

Governo cabo-verdiano acusa administração islandesa da TACV de irregularidades

02-08-2021 (14h01)

O Governo cabo-verdiano revelou que a administração islandesa da TACV, entretanto renacionalizada, ameaçou imobilizar em Portugal a aeronave com que pretendia retomar os voos internacionais e iniciou um processo disciplinar à vice-presidente nomeada pelo Estado.

Opinião e Análise