Primeiro ministro acredita em solução negociada para a TAP hoje

01-07-2020 (12h53)

“Se tivesse que apostar eu diria que hoje será o dia da solução para a TAP”, declarou o primeiro-ministro, António Costa, que disse ainda esperar que seja uma solução “negociada e por acordo com os nossos sócios privados e não propriamente como acto imposição do Estado”.

António Costa, que respondia a uma pergunta na cerimónia que hoje assinalou a reabertura das fronteiras terrestres entre Espanha e Portugal, não descartou que a solução não resulte de acordo com os privados.

“Espero que negociada e por acordo com os nossos sócios privados e não propriamente como acto de imposição do Estado. Se for necessário cá estaremos para isso. Espero que não seja necessário”, afirmou.

Depois de ontem ter sido anunciado um desfecho que era a nacionalização da TAP, hoje ‘as mensagens’ são que está a ser negociado o afastamento de David Neeleman, umas vezes por compra da sua posição pelo Estado e outras por compra por Humberto Pedrosa.

Alguns meios avançam que há uma divergência de 15 milhões de euros, entre 40 propostos pelo Estado e 55 requeridos por Neeleman, segundo alguns órgãos de informação que ignoram que antes disseram que o que estava em causa era Neeleman não ceder no recebimento dos mais de 250 milhões de euros a que lhe dá direito o acordo com o Estado já negociado pelo Governo de António Costa.

À margem do ‘ruído’ que os ‘especialistas’ estão a fazer em nome de alguém, o primeiro-ministro mais uma vez descartou taxativamente a insolvência da TAP que chegou a ser sugerida pelo seu ministro Pedro Nuno Santos.

“A TAP está seguramente a caminho de ter uma solução estável que assegure a Portugal manter a sua companhia que é fundamental para a nossa continuidade territorial, para a nossa ligação ao mundo, para o desenvolvimento económico do país”, afirmou.

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Acidente com avião da Air India Express provocou pelo menos 16 mortos

08-08-2020 (09h18)

As autoridades indianas subiram para 16 o número de mortos no acidente com um avião da Air India Express à aterragem num aeroporto do Sul do país sob chuva torrencial.

Avião da Air India Express despenha-se ao aterrar no Sul da Índia e parte-se em dois

07-08-2020 (18h00)

Um avião comercial com 191 pessoas a bordo saiu hoje da pista e partiu-se em dois ao aterrar num aeroporto do Sul da Índia com chuva torrencial, indicaram as autoridades indianas e a imprensa local.

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

TAP requer teste molecular RT-PCR para viajantes do Brasil para Portugal

06-08-2020 (17h30)

A TAP Air Portugal, de acordo com o que foi determinado pelas autoridades portuguesas, requer um teste molecular RT-PCR à Covid-19 negativo a todos os viajantes do Brasil para Portugal.

TAAG recebe o primeiro de seis Dash 8-400 encomendados à Bombardier

06-08-2020 (15h57)

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola recebeu a primeira de seis aeronaves Dash 8-400 encomendadas em 2018 à empresa canadiana Bombardier.

Opinião e Análise