SATA suspende ligações entre ilhas e de/para fora dos Açores até 31 de Março

19-03-2020 (14h10)

Foto: SATA Azores Airlines
Foto: SATA Azores Airlines

O Governo dos Açores determinou hoje a suspensão, a partir do final da tarde e até 31 de Março, das ligações aéreas da SATA entre todas as ilhas da região e de/para fora do arquipélago, excepto voos de transporte de carga ou casos de força maior.

A decisão do chefe do executivo regional, Vasco Cordeiro, avançada hoje em comunicado, foi determinada após uma reunião extraordinária do Conselho do Governo, realizada por videoconferência, na sequência do surto de Covid-19.

A medida decorre da "necessidade de salvaguardar a capacidade da SATA de continuar a oferecer ligações para transporte de carga e para casos de força maior, uma vez que se está a verificar falta de capacidade operacional para dar cumprimento às obrigações de serviço público, nomeadamente ao nível de tripulações suficientes, tendo em conta o cumprimento do período de quarentena" a que estas estão obrigadas.

O presidente do Governo Regional determinou "ao abrigo do contrato de concessão das obrigações de serviço público de transporte aéreo entre as ilhas da região, suspender as ligações aéreas da SATA Air Açores entre todas as ilhas da região, exceto os voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional", lê-se na nota enviada às redações.

O executivo decidiu ainda dar orientações, enquanto accionista único da empresa, ao conselho de administração da Azores Airlines - ramo da SATA que opera de e para fora dos Açores - para "suspender todas as ligações aéreas do exterior à região, exceto os voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional".

Já ao abrigo do contrato de fornecimento de serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas na Região Autónoma dos Açores, foi decidido suspender as ligações marítimas de passageiros e viaturas da Atlânticoline entre todas as ilhas da região, "exceto as ligações de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizadas pela Autoridade de Saúde Regional".

As medidas entram em vigor a partir das 18h locais (19h em Lisboa) de hoje e vigoram até 31 de Março.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: SATA

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Coronavírus

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pandemia ‘custou’ à Ryanair quase 32 milhões de passageiros nos últimos três meses

04-06-2020 (13h34)

A low cost Ryanair passou de 38,5 milhões para 6,8 milhões de passageiros nos últimos três meses, em que a pandemia de covid-19 alastrou pela Europa, e em média anual já está com uma quebra em 17%, que significa a perda de quase 25 milhões de passageiros.

Director-geral da IATA alerta para ilusão de recuperação

03-06-2020 (17h41)

O director-geral da IATA, Alexandre de Juniac, realçou hoje a fragilidade da recuperação da aviação que alguns estudos começam a assinalar.

“TAP pode contar connosco para seguir em frente”, primeiro-ministro

03-06-2020 (17h30)

O primeiro-ministro, António Costa, deixou claro hoje no Parlamento as razões do apoio do Governo à TAP, realçando nomeadamente que “é essencial para o país” em várias vertentes, além de que “é mesmo a segunda maior exportadora” portuguesa.

KLM vai voar duas vezes por dia entre Lisboa e Amesterdão a partir de Julho

03-06-2020 (17h25)

A companhia de aviação KLM anunciou que a partir de Julho vai passar a voar entre Lisboa e Amesterdão-Schiphol duas vezes por dia, uma ligação que está a fazer diariamente desde 28 de Março.

Turkish Airlines retoma voos para 16 cidades europeias no dia 18 de Junho

03-06-2020 (17h14)

A Turkish Airlines vai retomar no dia 18 de Junho as ligações com 16 destinos em seis países europeus, designadamente Alemanha, Países Baixos, Áustria, Suíça, Suécia e Dinamarca, segundo a imprensa internacional.

Opinião e Análise