SNPVAC anuncia greve no período da Páscoa dos seus associados na Ryanair

27-03-2018 (14h14)

Imagem: Ryanair
Imagem: Ryanair

Corrige: SNPVAC marca greve dos tripulantes de cabina da base de Lisboa da Ryanair para a Páscoa

O Sindicato dos Tripulantes de Cabina da Aviação Civil SNPVAC anunciou hoje que os seus associados na low cost Ryanair farão três dias de greve neste período da Páscoa, na quinta-feira, no Domingo e na quarta-feira.

Um comunicado do sindicato citado pela Lusa diz que a decisão de concretizar a ameaça de greve deve-se a que as negociações com a companhia de aviação "verificaram-se infrutíferas, uma vez que a Ryanair não aceita aplicar a Lei Portuguesa" nomeadamente os direitos inscritos na Constituição e no Código de Trabalho, como a parentalidade.

O sindicato diz que pretende designadamente que a companhia pare com os "processos disciplinares porque não se atingiram quotas de vendas a bordo", assim como deixar de considerar uma baixa médica por doença como uma falta injustificada.

"Onde anda o Estado português que permite que os seus sejam desrespeitados no seu próprio país? Onde anda o Governo que se diminui ao ponto de sustentar uma empresa que ignora as leis portuguesas?", questiona o SNPVAC.

O sindicato garantiu ainda que "ao contrário do Governo, os tripulantes de cabine da Ryanair dão-se ao respeito e exigem os seus direitos básicos".

"E nem a vil ameaça de encerrar as bases em Portugal nos assusta", sublinham no comunicado.

Às questões colocadas pela agência Lusa sobre a paralisação neste período de Páscoa, a Ryanair referiu apenas: "Não comentamos sobre rumores ou especulação".

Em 21 de Fevereiro, o presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, afirmou acreditar que a greve dos tripulantes de cabine na Páscoa "não avança" por os profissionais estarem "satisfeitos", criticando a actuação do SNPVAC, que marcou a paralisação.

Relativamente à acusação de que a companhia aérea de baixo custo não cumpre a legislação laboral portuguesa e tem vindo a deteriorar as condições de trabalho nos últimos anos, Michael O'Leary vincou que "as condições até têm vindo a melhorar".

"Os nossos tripulantes de voo estão a ter direito a folgas no final de cada semana" e a aumentos salariais de quase 20%, acrescentou O'Leary que também rejeitou as acusações de pressões sobre os trabalhadores da empresa, instando a que, "se existem provas de bullying, se apresentem casos".

O executivo também criticou o SNPVAC por alegadamente ter recusado reunir-se em Dublin, na Irlanda, onde fica a sede da empresa, quando o que se passou foi que a Ryanair não aceita reunir com dirigentes sindicais se eles forem trabalhadores de outros companhias.

O'Leary admitiu nas mesmas declarações que "se a greve for avante, haverá voos cancelados".

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Ryanair

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ryanair vai voar Lisboa – Colónia no próximo Verão

29-10-2020 (11h59)

A Ryanair anunciou ao mercado que vai voar entre Lisboa e Colónia duas vezes por semana a partir de 28 de Março de 2021.

Quebra em Agosto menor que em Londres dá liderança dos aeroportos europeus a Paris CDG

28-10-2020 (16h32)

O Aeroporto de Paris Charles de Gaulle no final de Agosto era o aeroporto europeu com mais passageiros este ano, de acordo com dados do ACI Europe, que lhe atribui um total de 17,92 milhões de passageiros, mais 202,6 mil que Londres Heathrow, tradicionalmente o nº 1 europeu, mas que em Agosto teve menos 721,9 mil passageiros que o principal aeroporto da capital francesa.

Moscovo teve em Agosto os dois aeroportos europeus com mais passageiros

28-10-2020 (15h51)

Os dois aeroportos da capital russa, Moscow Domodedovo e Sheremetyevo, foram os aeroportos europeus com mais passageiros no mês de Agosto, destronando os ‘gigantes’ Londres Heathrow, Paris Charles de Gaulle, Frankfurt, Amesterdão Schiphol e Istambul, de acordo com os dados publicados pelo Airports Council Internacional (ACI) Europe.

200 aeroportos europeus estão em risco de falência pelo impacto da pandemia de covid-19

28-10-2020 (13h09)

O ACI Europe, que calculou recentemente que os aeroportos europeus perderam 1,273 milhões de passageiros até 27 de Setembro, avisou que a crise colocou em risco de insolvência nos próximos meses 193 aeroportos do continente.

Evelop programa voos para Havana, Punta Cana e Cancun este Inverno

28-10-2020 (11h32)

A Evelop, companhia aérea do grupo Ávoris, do qual faz parte o operador turístico Jolidey, vai retomar as suas operações de Espanha para as Caraíbas este Inverno, a começar por Havana já no dia 15 de Novembro.

Opinião e Análise