TAP baptiza novo A321 LR com nome de Roberto Ivens

12-02-2020 (15h42)

A TAP baptizou o seu novo A321 Long Range (LR) com o nome de Roberto Ivens, numa “homenagem ao marinheiro português que conduziu as explorações portuguesas no continente africano no século XIX”.

O avião, com matrícula CS-TXD, foi baptizado esta terça-feira. O A321 LR é um modelo de avião apresentado pela TAP como um aparelho que “alia o conforto e a autonomia de um avião de longo curso a uma aeronave narrow body com capacidade para operar rotas transatlânticas”, para o Nordeste do Brasil e para a América do Norte.

Num comunicado, a companhia diz que “Roberto Ivens nasceu a 12 de Junho de 1850 em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores. Aos 11 anos foi admitido na Escola da Marinha, em Lisboa, e com 20 anos terminou o curso com as mais altas distinções, começando assim a sua carreira como militar da Marinha portuguesa. Já aos 22 anos, Ivens embarcou, pela primeira vez, para o continente que se tornou a sua grande paixão: África”.

Em 1877, prossegue a nota de imprensa, Roberto Ivens “foi nomeado para dirigir a primeira expedição científica ao interior do continente africano, juntamente com Hermenegildo Capelo e Serpa Pinto, com o intuito de recolher informações geográficas que facilitassem o comércio e as comunicações”.

“O sucesso da primeira expedição levou o parlamento português da época a aprovar uma segunda viagem, desta vez dirigida apenas por Ivens e Hermenegildo Capelo, com início em 1884”, que tinha como missão “ligar Angola à Contra Costa, uma vez que na primeira exploração tinham percorrido metade do continente na horizontal”.

A nota de imprensa sublinha que “foi Roberto Ivens que, graças à sua bravura e ao seu talento artístico, deu a conhecer a Portugal um continente até então misterioso, através da escrita e do desenho, chegando até a ser condecorado pela Ordem Militar de S. Tiago pelo seu mérito científico, militar e artístico”.

A TAP diz ainda que “as viagens feitas por Roberto Ivens fizeram dele um herói nacional e abriram as portas da História portuguesa, contribuindo para a consolidação do Império português”.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: TAP

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

easyJet destaca êxito dos voos para Faro

04-08-2020 (16h33)

A low cost britânica easyJet expressou hoje satisfação com os resultados dos seus voos para Faro, que aponta como exemplo de êxito, a par de Nice, França.

Quebra de passageiros na Ryanair este ano pela covid-19 já ultrapassa os 50 milhões

04-08-2020 (15h14)

A low cost Ryanair informou hoje que nos 12 meses terminados em Julho regista uma quebra de passageiros que já excede os 50 milhões, passando de 148,2 milhões de Agosto de 2018 a Julho de 2019 para 96,8 milhões de Agosto de 2019 a Julho de 2020.

Ryanair volta aos milhões de passageiros em Julho... mas menos 10,4 milhões que há um ano

04-08-2020 (14h44)

A low cost Ryanair transportou 4,4 milhões de passageiros em Julho, o primeiro mês em que repôs parte significativa da operação, atingindo, segundo anunciou, mil voos por dia, mas ainda assim sem evitar uma quebra que supera os dez milhões.

Zona de testagem no Aeroporto de Ponta Delgada vai ser reorganizada

04-08-2020 (13h48)

O Governo dos Açores vai reorganizar a zona de testes à Covid-19 no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, de modo a "agilizar" os procedimentos de testagem dos passageiros que desembarcam na ilha de São Miguel.

EuroAtlantic vai retomar voos regulares para a Guiné-Bissau a partir de sexta-feira

04-08-2020 (13h23)

A companhia aérea euroAtlantic Airways anunciou que vai retomar os voos regulares para a Guiné-Bissau a partir de sexta-feira, depois de as autoridades guineenses terem autorizado na semana passada a retoma dos voos regionais e internacionais.

Opinião e Análise