ECTAA quer “mudanças imediatas” na directiva dos pacotes turísticos

06-01-2021 (16h26)

O presidente da Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), Pawel Niewiadomski, esteve ontem na tomada de posse dos corpos sociais da APAVT para 2021-23, onde defendeu “mudanças imediatas” à directiva europeia das viagens organizadas.

“A directiva dos pacotes turísticos teve um papel importante para os clientes”, começou por dizer o dirigente associativo, dando como exemplo a falência da Thomas Cook, em relação à qual a directiva “funcionou muito bem em muitos países”.

A legislação, contudo, “não está completamente adaptada a crises como a que estamos a enfrentar agora”, a pandemia de covid-19, que levou à suspensão das viagens.

“Precisamos de adaptar esta legislação a crises tão grandes como a que estamos a atravessar hoje em dia”, enfatizou Pawel Niewiadomski, frisando que as mudanças à directiva são uma prioridade imediata, como também é prioritário, tanto para a ECTAA como para as associações nacionais, “reconstruir imediatamente a confiança nas viagens”.

Pawel Niewiadomski reconheceu que “infelizmente não tivemos sucesso na coordenação de protocolos de segurança dentro da União Europeia, o que cria um problema enorme para operadores turísticos e agências de viagens”, e frisou que é necessário continuar a trabalhar para alcançar uma política coordenada.

A propósito de viagens, o dirigente polaco admitiu que “não foi fácil vir a Portugal, porque infelizmente houve alguns problemas com o tempo e isto é algo que temos sempre que superar no turismo”.

“Apesar de ter sido um convite de última hora, não tive dúvidas de que tinha que estar aqui, mesmo tendo que cumprir dez dias de quarentena quando regressar”, frisou Pawel Niewiadomski.

 

Clique para ver mais: ECTAA

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Cabo Verde e Portugal avançam com candidatura do ex-Campo do Tarrafal à UNESCO

11-06-2021 (18h55)

Os governos de Cabo Verde e Portugal assinam em 5 de Julho, no ex-Campo de Concentração do Tarrafal, um memorando de entendimento para a candidatura daquele espaço histórico cabo-verdiano a Património da Humanidade da UNESCO.

Booking.com sob investigação em Itália por evasão fiscal no valor de 150 ME

11-06-2021 (18h48)

O site de reservas de hotéis e alojamentos Booking.com é suspeito de ter ocultado mais de 150 milhões de euros em IVA, após uma investigação realizada pelas autoridades fiscais de Génova.

Trade britânico marca “dia de acção” para exigir retoma das viagens internacionais

11-06-2021 (17h45)

Associação de empresas de aviação e turismo britânicas marcaram um "dia de acção" [#traveldayofaction] para 23 de Junho, com o qual pretendem pressionar as autoridades britânicas a apoiar um retorno seguro das viagens internacionais a tempo do ‘pico' da época alta.

TAAG muda horários dos voos entre Luanda e Lisboa

11-06-2021 (13h55)

A companhia angolana TAAG muda os dias dos seus voos entre Luanda e Lisboa a partir de dia 30, com os voos Luanda – Lisboa (DT652) a passarem a ser às quintas-feiras e Sábados e os voos Lisboa – Luanda (DT653) a operarem às sextas-feiras e Domingos.

Companhias áreas reivindicam fim de restrições na UE no Verão

11-06-2021 (11h25)

A Airlines For Europe (A4E) reivindicou o fim de todas as restrições impostas pela pandemia da covid-19 para viagens no Verão dentro da União Europeia (UE) através de uma declaração na sua plataforma.

Opinião e Análise