Évora acolhe projecto de nova aeronave do CEiiA e de empresa brasileira

25-09-2020 (16h36)

Foto: Unsplash / Jeremy Wermeille
Foto: Unsplash / Jeremy Wermeille

O primeiro programa aeronáutico completo de Portugal, o ATL-100, para desenvolver, fabricar e operar uma nova aeronave ligeira, é apresentado hoje, sexta-feira 25 de Setembro, em Évora, numa parceria entre o CEiiA e a empresa brasileira DESAER.

O Programa ATL-100 resulta de uma joint-venture entre o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a DESAER e vai ficar centrado na cidade alentejana, que já acolhe diversas empresas na área da aeronáutica, como as duas fábricas da construtora brasileira Embraer.

“Com este programa, queremos reforçar de forma definitiva aquele que é o polo aeronáutico nacional em Évora, com o desenvolvimento de um programa completo e inovador que nos permite criar um novo integrador a partir de Portugal, para a industrialização e operação de aeronaves de nova geração”, destacou Miguel Braga, da direcção do CEiiA.

Já Roberto Figueiredo, accionista da DESAER, considerou que “esta parceria, que agrega competências complementares do sector aeroespacial de Portugal e do Brasil, além de ser um importante projecto de inovação tecnológica e de criação de emprego em ambos os países, assume ainda mais relevância num contexto de crise do sector provocado pela pandemia” da covid-19.

A cerimónia de lançamento começa pelas 16H30, nas instalações do CEiiA no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), estando presentes no encerramento, às 17h20, os ministros da Coesão Territorial e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ana Abrunhosa e Manuel Heitor.

Este é o “primeiro programa aeronáutico completo que vai desde o desenvolvimento, industrialização e operação de aeronaves de nova geração a partir de Portugal”, destacou o CEiiA, revelando que o “trunfo” do país para atrair esta iniciativa “resulta da capacidade criada nos últimos anos em programas como o KC-390”, a aeronave militar da Embraer.

No KC-390, o CEiiA foi responsável com a OGMA, por três importante estruturas do avião, desde a fase preliminar de desenvolvimento, passando pelo fabrico e até à certificação, num total de mais de 500 mil horas de engenharia da responsabilidade daquele centro.

O Programa ATL-100 visa “o desenvolvimento e industrialização de uma aeronave ligeira de nova geração para um mercado de curtas distâncias”.

A nova aeronave ligeira a desenvolver, fabricar e operar vai ser “multi-configurável para maior flexibilidade na logística de passageiros e mercadorias”, sendo desenhada “para menores custos operacionais e maior sustentabilidade” e “prevendo a evolução para plataforma neutra em carbono”, acrescentou.
Com um cronograma de desenvolvimento “a cinco anos”, o programa prevê o envolvimento de “mais de 30 empresas e universidades nacionais e internacionais, nomeadamente ligadas aos programas como o MIT”.

Os promotores, citados em comunicado, estimam que o programa “tenha um impacto directo de 1.200 empregos qualificados” criados na região do Alentejo.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

British Airways vende pacotes turísticos para a Madeira

27-10-2020 (17h14)

A British Airways lançou uma campanha de promoções para viagens e férias em vários destinos, incluindo a Madeira, com pacotes de sete noites a partir de 349 libras (383 euros) por pessoa.

IATA reclama acção dos governos para evitar “iminente catástrofe” económica e desemprego

27-10-2020 (17h04)

A IATA, associação internacional de companhias de aviação, reclamou hoje dos governos "acção firme" para evitar uma "catástrofe" iminente com quebra da actividade económica em 1,8 biliões de dólares e perda de 46 milhões de empregos.

Wizz Air vai voar de Doncaster Sheffield para Lisboa e Faro a partir de Dezembro

27-10-2020 (16h57)

A Wizz Air, que inaugurou na semana passada uma base em Doncaster Sheffield, no Reino Unido, vai reforçar em Dezembro a sua oferta de voos a partir desse aeroporto britânico com ligações a Lisboa e Faro.

Iberostar oferece testes à covid-19 e estada prolongada a hóspedes dos seus hotéis nas Caraíbas e Brasil

27-10-2020 (16h30)

A Iberostar Hotels & Resorts lançou para o mercado o “Travel at Ease”, um programa para cobrir as despesas relacionadas com a covid-19 que os seus hóspedes possam ter na República Dominicana, Jamaica, México e Brasil.

Hilton escolhe o Porto para estrear a marca Tapestry Collection em Portugal

27-10-2020 (11h35)

A Hilton vai estrear a sua marca de hotéis de luxo Tapestry Collection em Portugal no início do próximo Verão, com o Sé Catedral Hotel Porto, uma unidade com 77 quartos, bar e restaurante.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise