Bienal de Arte de Riga reinventa-se online e começa a 21 de Maio

14-05-2020 (12h31)

Foto: www.rigabiennial.com - Curatorial Team
Foto: www.rigabiennial.com - Curatorial Team

A Bienal Internacional de Arte de Riga - RIBOCA2, na Letónia, que deveria começar no próximo Sábado, 16 de Maio, vai decorrer online a partir de dia 21, com conversas e um filme com a exposição inacabada como cenário.

Sob o tema dos futuros alternativos, o certame iria durar cinco meses, até 11 de Outubro, mas devido à pandemia da covid-19, a organização viu-se forçada a cancelar a programação prevista e "reimaginar-se", de acordo com informação no seu website.

"À luz da corrente situação de pandemia, o projecto vai transformar-se numa longa-metragem, e a exposição inacabada será o cenário, com uma série de conversas" sobre a bienal "and suddenly it all blossoms" ("e de repente tudo floresce", em tradução livre).

No website do certame - que este ano tem a curadoria geral a cargo da escritora e curadora francesa Rebecca Lamarche-Vadel, e a curadora e investigadora portuguesa Sofia Lemos na organização - é sublinhado que "o fim de um mundo não significa o fim do mundo".

"Mas as presentes circunstâncias vão ter um impacto dramático no projecto e a urgência da sua reinvenção. O plano original, composto por 85% de novos projectos comissionados, não poderá ser concretizado como previsto, já que muitas partes do mundo pararam abruptamente, e com elas os transportes e infraestruturas produtivas", justifica.

O sociólogo e ensaísta português Boaventura de Sousa Santos era um dos convidados a participar na bienal, que iria reunir 60 artistas e pensadores de 20 países, entre eles também os filósofos Emanuele Coccia e Vinciane Despret, a historiadora Lorraine Daston e a antropóloga Anna Lowenhaupt Tsing.

O evento, anunciado em Janeiro, contava com um programa de conferências, oficinas e performances imaginados em colaboração com a curadora e investigadora Sofia Lemos, no programa público do evento.

O objectivo divulgado anteriormente pela organização era reunir pessoas que espelhassem as perspectivas dos seus países, mas também globais sobre o futuro da Humanidade, que "está numa encruzilhada e clama por uma nova época".

"Procurando alternativas a narrativas sem esperança sobre o fim do mundo, os participantes vão reimaginar formas de ser-se humano num contexto de profunda mutação social, económica e ecológica", indicava um texto sobre o evento cultural.

Mais de metade dos artistas convidados eram provenientes da região dos Balcãs e incluem a Dinamarca, a Estónia, a Finlândia, Alemanha, Lituânia, Polónia, Rússia, que vão estar em diálogo outros, provenientes de países como a Argentina, Áustria, Bélgica, França, Grécia, México, Noruega, Estados Unidos e Reino Unido.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Europa

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

CTP convida Paulo Portas para debate online a 8 de Setembro

02-09-2020 (16h36)

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) vai promover na terça-feira, dia 8, um debate sobre "o mundo em tempos de pandemia" com Paulo Portas, antigo vice-primeiro ministro do governo de Passos Coelho e actual vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

Prémio Nacional de Turismo recebe candidaturas até 15 de Setembro

20-07-2020 (12h09)

As candidaturas para a 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT), que "tem como objectivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no sector do turismo", estão disponíveis até 15 de Setembro.

WTTC e Carnival promovem conferência virtual sobre “a nova normalidade”

06-07-2020 (18h25)

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e a Carnival, de que fazem parte as companhias de cruzeiros como a Costa e a AIDA, vão realizar no dia 23 de Julho uma conferência virtual sobre a covid-19 e a “nova normalidade”.

Feira de turismo ABAV Expo em São Paulo adiada para 2021

03-07-2020 (15h02)

A 48ª edição da feira internacional de turismo ABAV Expo, que estava marcada para os dias 23 a 25 de Setembro, em São Paulo, foi adiada para 2021, anunciou a organização, que em contrapartida vai promover um evento virtual que pretende “marcar a retomada dos negócios do sector turístico ainda em 2020”.

Lisboa recebe fase final da Liga dos Campeões de futebol em Agosto

17-06-2020 (16h20)

Lisboa vai receber a fase final da Liga dos Campeões de futebol em Agosto, numa final a oito, em campos neutros e com apenas um jogo por eliminatória, anunciou hoje a UEFA.

Opinião e Análise