BTL 2020 vai ter Porto e Norte de Portugal como Destino Nacional Convidado

11-12-2019 (19h40)

A edição de 2020 da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai decorrer de 11 a 14 de Março, vai ter como Destino Nacional Convidado a região do Porto e Norte de Portugal.

A sessão de apresentação do Destino Nacional Convidado da BTL 2020 decorreu hoje, 11 de Dezembro, na sala de provas da ViniPortugal, no Terreiro do Paço, com a directora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL, Fátima Vila Maior, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, bem como representantes e stands dos municípios de Arouca, Fafe, Felgueiras, Lousada, Matosinhos, Melgaço, Ponte de Lima, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia.

Fátima Vila Maior começou por afirmar que "é para nós uma grande honra poder contar, na próxima edição da BTL, com a participação do Turismo do Porto e Norte, enquanto Destino Nacional Convidado", destacando que a região é um destino que "tem muito para crescer e muito para conhecer", antes de dar a palava a Luís Pedro Martins.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal Luís Pedro Martins afirmou que "é uma honra e também uma responsabilidade, aceitar este desafio" de ser o Destino Nacional Convidado da BTL 2020.

O Porto e Norte de Portugal vai "continuar a apostar na diferenciação e na excelência destes quatro sub-destinos", Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, num stand de 1.300 metros quadrados com a participação de mais de 600 parceiros, 200 produtores gastronómicos, 200 referências vínicas e com o objectivo de, dentro do tempo de animação dedicado ao Porto e Norte de Portugal, ultrapassar as 600 acções.

Além da presença na BTL, o Turismo do Porto e Norte de Portugal - TPNP quer colocar a região na cidade de Lisboa, "ou seja, nós vamos invadir as ruas, as estações do metro, as principais praças", perspectivou Luís Pedro Martins, sem querer partilhar o cartaz, mas garantindo "grandes surpresas".

No que diz respeito a balanços a números, o presidente declarou que a região está com um bom ritmo de crescimento, comparando os três primeiros trimestres dos anos de 2018 e 2019, com os números de dormidas e de turistas na região a aumentarem, respectivamente, 9,5% e 9,9%. O presidente salientou ainda o crescimento de receitas de 14% em relação à média nacional e o aumento do número de passageiros no Aeroporto Sá Carneiro, cerca de 10%, esperando que o número absoluto chegue aos 13 milhões de passageiros.

O presidente da TPNP afirmou que a BTL será uma montra para as mais-valias desta região, e destacou algumas como os cinco locais considerados Património Mundial da Humanidade, sendo o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, o mais recente. Acrescentou também o Parque Nacional da Peneda-Gerês, as 25 zonas de área protegida, os 5 parques naturais, os 3 geoparques da região, entre os quais destacou o Arouca Geopark e os seus passadiços, a presença da cidade do Porto na Rede de Capitais de Grandes Vinhedos, e ainda atracções a nível de turismo religioso, de saúde e de bem-estar.

Alguns eventos do calendário da região também foram mencionados pelo presidente, como o Rali de Portugal, com o circuito de Vila Real, os festivais Wine Music Valley, que decorre em Setembro, o Douro Rock, na Régua, o Paredes de Coura, o Marés Vivas, o Vilar de Mouros, o Primavera Sounds, o Festival de Vinho em Amarante, além das muitas romarias programadas, e ainda a Semana Santa, o São João e o São Pedro.

O Porto e Norte de Portugal vai ser o Destino Convidado Nacional da BTL 2020 depois dos destinos de Lisboa, Centro de Portugal e Madeira, que receberam a distinção em 2019, 2018 e 2017, respectivamente.

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Clique para ver mais: Portugal

Clque para mais notícias: BTL

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Prémio Nacional de Turismo recebe candidaturas até 15 de Setembro

20-07-2020 (12h09)

As candidaturas para a 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT), que "tem como objectivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no sector do turismo", estão disponíveis até 15 de Setembro.

WTTC e Carnival promovem conferência virtual sobre “a nova normalidade”

06-07-2020 (18h25)

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e a Carnival, de que fazem parte as companhias de cruzeiros como a Costa e a AIDA, vão realizar no dia 23 de Julho uma conferência virtual sobre a covid-19 e a “nova normalidade”.

Feira de turismo ABAV Expo em São Paulo adiada para 2021

03-07-2020 (15h02)

A 48ª edição da feira internacional de turismo ABAV Expo, que estava marcada para os dias 23 a 25 de Setembro, em São Paulo, foi adiada para 2021, anunciou a organização, que em contrapartida vai promover um evento virtual que pretende “marcar a retomada dos negócios do sector turístico ainda em 2020”.

Lisboa recebe fase final da Liga dos Campeões de futebol em Agosto

17-06-2020 (16h20)

Lisboa vai receber a fase final da Liga dos Campeões de futebol em Agosto, numa final a oito, em campos neutros e com apenas um jogo por eliminatória, anunciou hoje a UEFA.

Fitur 2021 realiza-se de 20 a 24 de Janeiro

16-06-2020 (19h00)

A próxima Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur) realiza-se de 20 a 24 de Janeiro de 2021, num contexto marcado pela “necessidade de recuperação da indústria turística” e com o objectivo de gerar um ambiente de “confiança e recuperação” para empresas e destinos.

Opinião e Análise