Lisboa recebe fase final da Liga dos Campeões de futebol em Agosto

17-06-2020 (16h20)

Foto: Martha Dominguez de Gouveia / Unsplash
Foto: Martha Dominguez de Gouveia / Unsplash

Lisboa vai receber a fase final da Liga dos Campeões de futebol em Agosto, numa final a oito, em campos neutros e com apenas um jogo por eliminatória, anunciou hoje a UEFA.

O encontro decisivo estava previsto para o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia, que, em Maio de 2018, tinha derrotado a casa do Benfica nesta corrida.

A edição de 2019/20 da Champions, que foi suspensa em Março devido à pandemia de covid-19, vai ser retomada com os restantes quatro jogos dos oitavos de final, seguindo-se o desfecho inédito em campos neutros, nos Estádios da Luz e José Alvalade, em Lisboa, confirmou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Atlético de Madrid, Atalanta, Leipzig e Paris Saint-Germain aguardam a segunda mão dos embates dos oitavos (Manchester City-Real Madrid, Juventus-Lyon, FC Barcelona-Nápoles e Bayern Munique-Chelsea), agendados para 7 e 8 de Agosto, no Porto ou em Guimarães, caso não sejam jogados nos recintos dos clubes, segundo a UEFA.

Nessa altura, já vai ser conhecido o alinhamento dos quartos de final, a disputar entre 12 e 15 de Agosto, e das meias finais, em 18 e 19 de Agosto, uma vez que o sorteio destas fases ficou marcado para 10 de Julho.

A final será disputada em Lisboa, no Estádio da Luz, em 23 de Agosto. Será disputada pela terceira vez em Portugal.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou hoje “precoce” admitir a presença de público nos estádios portugueses durante a final a oito da Liga dos Campeões de futebol em Lisboa.

“É precoce dizer [se haverá público]. O que quer que a Direção-Geral da Saúde [DGS] faça, fá-lo-á avaliando a situação especifica desta competição e em articulação com o parceiro que tem nessa avaliação, que é a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Neste momento, é precoce dizer seja o que for”, afirmou Graça Freitas, na conferência de imprensa diária sobre a pandemia de covid-19.

Graça Freitas referiu ainda que cabe a “outras entidades” calcular a estimativa de visitantes ao país.

A responsável disse que “quantos mais visitantes forem melhor será para o país, mas desde que sejam cumpridas as regras” sanitárias.

Graça Freitas observou ainda que tem “a garantia da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), da FPF, e dos clubes envolvidos, mas sobretudo da FPF, de que os códigos de conduta e regras serão observados”.

A diretora-geral notou ainda que Portugal “é um país seguro” e que a região de Lisboa e Vale do Tejo tem registado um elevado número de casos de infeção pelo novo coronavírus porque a entidades estão “procurá-los activamente”.

“Um excelente exemplo da segurança do nosso país é a forma como o campeonato foi retomado. Um modelo que tão bem tem resultado com a FPF, também resultará com a Champions”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destacou que o envolvimento da DGS no plano de organização da prova, assinalando que “dá confiança aos organismos internacionais para trazer o evento” para Portugal.

“Será uma boa decisão trazer a Champions, com segurança, como tem acontecido com o campeonato nacional”, afirmou.

Na comunicação hoje feita, o secretário-geral da UEFA, Giorgio Marchetti, indicou ainda que os palcos previstos paras as finais avançam todos um ano, devido ao facto de Istambul, que deveria receber este ano a final da Champions, ter sido cancelada.

Assim, a cidade turca acolherá a final de 2020/21, no Estádio Olímpico Atatürk, São Petersburgo receberá a decisão em 2022, Munique em 2023 e Wembley (Londres) em 2024.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Feira de turismo ABAV Expo em São Paulo adiada para 2021

03-07-2020 (15h02)

A 48ª edição da feira internacional de turismo ABAV Expo, que estava marcada para os dias 23 a 25 de Setembro, em São Paulo, foi adiada para 2021, anunciou a organização, que em contrapartida vai promover um evento virtual que pretende “marcar a retomada dos negócios do sector turístico ainda em 2020”.

Fitur 2021 realiza-se de 20 a 24 de Janeiro

16-06-2020 (19h00)

A próxima Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur) realiza-se de 20 a 24 de Janeiro de 2021, num contexto marcado pela “necessidade de recuperação da indústria turística” e com o objectivo de gerar um ambiente de “confiança e recuperação” para empresas e destinos.

Convenção da American Society of Travel Advisors será virtual este ano

12-06-2020 (17h07)

A American Society of Travel Advisors (ASTA) anunciou que este ano a sua convenção será realizada formato virtual, de 25 a 28 de Agosto.

Bienal de Arte de Riga reinventa-se online e começa a 21 de Maio

14-05-2020 (12h31)

A Bienal Internacional de Arte de Riga - RIBOCA2, na Letónia, que deveria começar no próximo Sábado, 16 de Maio, vai decorrer online a partir de dia 21, com conversas e um filme com a exposição inacabada como cenário.

Lisboa sobe a 2º maior destino mundial de congressos e reuniões internacionais

12-05-2020 (17h12)

Com mais 38 que em 2018, alcançando um total de 190, Lisboa subiu quatro posições no ranking das cidades com mais congressos e reuniões internacionais elaborado pela ICCA (do inglês para International Congress and Convention Association), beneficiando nomeadamente de uma maior concentração desses eventos na capital.

Opinião e Análise