Há condições para retomar as viagens este Verão, só falta um plano comum, ECTAA

09-03-2021 (11h13)

Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa

A ECTAA, organização que junta as associações de agências de viagens e operadores turísticos da Europa, incluindo a portuguesa APAVT, reiterou hoje que estão reunidos todos os requisitos para as viagens serem retomadas este Verão com segurança e destacou que a indústria está pronta para definir e implementar um plano comum a nível europeu.

As viagens e turismo estão suspensas, mas ao contrário do que aconteceu no ano passado, “hoje temos as cartas para inverter a situação”, começa por dizer a ECTAA num comunicado divulgado hoje.

A organização refere-se aos programas de vacinação contra a covid-19, que estão a garantir a protecção das pessoas mais vulneráveis e a aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde; ao aumento de capacidade e eficiência dos testes; e aos protocolos de saúde e segurança implementados pelas empresas de turismo para receber os viajantes de forma segura.

“O que precisamos de fazer é juntar os pontos e determinar um roteiro europeu comum para o retorno às viagens”, frisou Pawel Niewiadomski, presidente da ECTAA, alertando que “os viajantes e a indústria precisam de uma perspectiva sobre quando e sob que condições as viagens podem ser retomadas”.

A ECTAA, em conjunto com várias organizações europeias, tem vindo a solicitar aos decisores nacionais e europeus que definam um plano para a retoma das viagens este Verão.

O plano da retoma deve assentar numa “abordagem comum às restrições de viagens baseadas no risco”, que deve ser calculado “com base em testes e certificados de saúde”.

A comunicação do plano de retoma ao público “é fundamental para restaurar a confiança dos viajantes”, acrescenta a organização.

As propostas da ECTAA para a retoma das viagens, criadas por um grupo de trabalho que a portuguesa APAVT integrou, estão incluídas nas recomendações do Manifesto Europeu de Turismo divulgado no final de Fevereiro (clique para ler: Manifesto Europeu de Turismo divulga recomendações para planear retoma das viagens a tempo do Verão).

 

Clique para ver mais: ECTAA

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

NEC e Getronics lançam "Smart Check-in" para hotéis em Portugal

10-05-2021 (19h24)

A empresa de comunicações e soluções IT, NEC Enterprise Solutions, e empresa de integração global, Getronics, lançaram o "Smart Check-in" para agilizar os processos de check-in e check-out em hotéis em Portugal.

easyJet assinala entrada de Portugal na ‘lista verde’ do Reino Unido com voos Newcastle-Faro

10-05-2021 (19h15)

A companhia de aviação easyJet anunciou que vai voar entre Newcastle e Faro este Verão, a partir de 19 de Julho, com três frequências semanais.

TAP pede insolvência da Groundforce

10-05-2021 (19h02)

A TAP anunciou hoje em comunicado que requereu a insolvência da SPdH – Serviços Portugueses de Handling, S.A. (Groundforce) com o objectivo, “se tal for viável, de salvaguardar a viabilidade e a sustentabilidade da mesma, assegurando a sua actividade operacional nos aeroportos portugueses”.

Hotéis dão benefícios a quem reservar em agências de viagens associadas da APAVT

10-05-2021 (18h47)

A APAVT anunciou que os clientes das suas agências terão benefícios adicionais em reservas em grupos hoteleiros portugueses, explicando que se trata de “um processo de aproximação à hotelaria nacional”.

Espanha aprova joint venture dos operadores dos grupos Logitravel e Piñero

10-05-2021 (16h11)

A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) em Espanha aprovou a joint venture dos operadores turísticos Smytavel, do Grupo Logitravel, e Soltour, do Grupo Piñero, segundo o jornal espanhol "Vozpópuli".

Opinião e Análise