Câmara de Lisboa duplica taxa turística em 2019

12-10-2018 (14h22)

Foto: Seaventy
Foto: Seaventy

A Câmara de Lisboa vai aumentar a Taxa Municipal Turística em 2019, de um para dois euros por noite, para, segundo anunciou, reforçar a limpeza urbana e os transportes nas zonas com maior pressão do turismo.

O vereador do Bloco de Esquerda (BE), Manuel Grilo, adiantou à agência Lusa que haverá “um aumento de 100% da taxa turística, que vai passar de um para dois euros por noite”, a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.

“A receita desta taxa turística será naturalmente encaminhada para atender em especial às questões da limpeza urbana e dos transportes nas zonas em que o turismo tem uma maior pressão, uma maior expressão e, portanto, têm maiores problemas nestes domínios”, vincou o vereador da Educação e dos Direitos Sociais.

No acordo de governação da cidade firmado entre PS (que lidera o executivo) e BE, após as últimas eleições autárquicas, constava que o valor da taxa iria ser reavaliado até 1 de Janeiro de 2019.

Aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada em Janeiro de 2016 a todas as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local, sendo cobrado um euro por noite até um máximo de sete euros.

Isentos deste pagamento estão as crianças até 13 anos, assim como quem pernoita na cidade para obter tratamento médico e os seus acompanhantes.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Lisboa

Clique para mais notícias: Taxa turística

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Universidade Europeia organiza hoje webinar "Novos desafios nas cadeias hoteleiras"

22-05-2020 (15h09)

A Universidade Europeia vai organizar hoje o webinar "Novos desafios nas cadeias hoteleiras", com o administrador do Grupo Vila Galé Gonçalo Rebelo de Almeida.

Oásis Atlântico divulga medidas para prevenir a propagação da covid-19 nos seus hotéis

22-05-2020 (11h22)

O grupo português Oásis Atlântico, que tem hotéis em Cabo Verde, Marrocos e Brasil, está a divulgar as medidas que implementou nos seus hotéis para prevenir a propagação da covid-19, incluindo reforço da limpeza e redução de capacidade em restaurantes e bares.

Ocupação da hotelaria do Algarve desabou para 1% no mês de Abril, AHETA

20-05-2020 (17h20)

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve indicou que a taxa de ocupação dos estabelecimentos da região, que já em Março ‘desabara' para 27%, em Abril, que até se previa fosse ‘um grande mês' por incluir as férias da Páscoa, em consequência da pandemia de covid-19 caiu ainda mais, para uns inéditos 1%.

AHETA prevê que a hotelaria do Algarve esteja apenas a 76% no ‘pico’ do Verão

20-05-2020 (17h18)

A AHETA avançou hoje a previsão que a hotelaria do Algarve, actualmente a 11,6% da sua capacidade em número de camas, em pleno ‘pico' do Verão, nos meses de Julho e Agosto, chegará aos 76%.

DHM reabre sete hotéis em Junho com novas tarifas

20-05-2020 (16h38)

A DHM anunciou que vai reabrir no dia 1 de Junho os hotéis Praia Verde Boutique Hotel, Laguna Resort, The Crest e Vale da Ribeira Residences, no dia 5 o Vila Monte e o Douro41, seguindo-se o Eden Resort no dia 15.

Opinião e Análise