Hotelaria pede apoios semelhantes aos recebidos pelas empresas obrigadas a fechar

03-03-2021 (17h29)

Foto: Markus Spiske / Unsplash
Foto: Markus Spiske / Unsplash

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) reiterou hoje que o sector precisa de apoios semelhantes aos recebidos pelas empresas obrigadas a fechar devido pandemia de covid-19 e pediu o reforço e continuação das linhas de apoio.

“A hotelaria carece de um perfil de apoios [como o] que tem sido traçado para o resto das indústrias”, frisou hoje a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, durante a apresentação do inquérito “Balanço 2020 & Perspetivas 2021".

Segundo a dirigente, mesmo com a operação parada, a manutenção de uma unidade hoteleira tem custos elevados. “Porque não fomos obrigados a encerrar, temos de suportar a TSU [taxa social única] dos trabalhadores”, exemplificou Cristina Siza Vieira.

A AHP também tem solicitado ao Governo a continuação e reforço das linhas de apoio, nomeadamente a de apoio às empresas exportadoras, à qual, segundo a presidente da AHP, a hotelaria “não conseguiu chegar”, porque se esgotou com os pedidos do sector industrial.

“Há medidas necessárias, estamos à espera que elas continuem, tem sido anunciado que assim é, que, de facto, não se vai deixar cair a porta de entrada do turismo em Portugal, que é a hotelaria”, afirmou a presidente executiva da AHP.

Segundo o inquérito hoje divulgado, em 2020, 96% dos associados da AHP aderiram ao lay off simplificado, 75% ao apoio à retoma progressiva e 31% à linha de apoio à covid-19 (dotação de 900 milhões de euros).

Os dados recolhidos demonstraram, ainda, que, das unidades de alojamento encerradas em 2020, 76% não deu outra utilidade ao estabelecimento, “porque não houve procura”, e 17% destinou a sua utilização a profissionais de saúde.

O inquérito foi realizado entre 4 e 28 de Fevereiro pelo Gabinete de Estudos e Estatística da AHP, junto dos empreendimentos turísticos associados e aderentes ao AHP Tourism Monitors, de todas as regiões do país.

 

Clique para ver mais: AHP

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

InterContinental Barcelona vai ser inaugurado em 2021

15-04-2021 (11h39)

O InterContinental Hotels Group anunciou a inauguração do InterContinental Barcelona ainda neste ano de 2021, resultado de um investimento de 14 milhões de euros na "completa transformação" do Crowne Plaza Barcelona.

Fevereiro foi o 3º mês com maior redução de dormidas no alojamento turístico desde o início da pandemia

14-04-2021 (16h16)

O alojamento turístico em Portugal teve em Fevereiro o terceiro mês com a maior redução do número de dormidas desde o início da pandemia de covid-19, ultrapassado apenas por Abril e Maio de 2020, segundo os dados divulgados hoje pelo INE.

Quebra de proveitos no alojamento turístico atingiu 3,2 mil milhões de euros num ano de pandemia

14-04-2021 (15h36)

O alojamento turístico em Portugal teve uma quebra 3,2 mil milhões de euros (-73,7%) dos proveitos totais num ano de pandemia, de Março de 2020 a Fevereiro deste ano, segundo os dados divulgados hoje pelo INE.

Reino Unido perdeu a liderança entre os mercados emissores para Portugal num ano de pandemia

14-04-2021 (14h17)

Espanha foi o maior mercado em número de dormidas no alojamento turístico em Portugal nos 12 meses desde o início da pandemia em Março de 2020, destronando o Reino Unido, que caiu para 3º maior emissor e ficou atrás da Alemanha, 2º maior.

AHP promove amanhã conferência sobre o impacto do Brexit na hotelaria

13-04-2021 (17h28)

A AHP - Associação da Hotelaria de Portugal vai organizar amanhã uma conferência sobre o impacto na actividade hoteleira em Portugal que terá o Acordo de Cooperação e Comércio entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido (RU).

Opinião e Análise