Hoti Hotéis vai converter Palacete do Conde Dias Garcia em hotel de 4-estrelas

26-03-2020 (11h58)

Foto: revive.turismodeportugal.pt
Foto: revive.turismodeportugal.pt

A Hoti Star – Portugal Hotéis, S.A., ganhou a concessão de exploração para fins turísticos do Palacete do Conde Dias Garcia, em São João da Madeira, no âmbito do Programa Revive.

A empresa, que ficou a concessão por 50 anos, vai pagar uma renda anual ao Estado de 30,5 mil euros e investir cerca de 4 milhões de euros para converter o monumento num hotel de 4-estrelas, previsto abrir em meados de 2022, de acordo com um comunicado do Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital.

A nota de imprensa salienta que o palacete foi construído na viragem do século XIX para o século XX, e é “um exemplar arquitetónico do «estilo abrasileirado» ou «arquitetura dos brasileiros», símbolo da afirmação e do prestígio pessoal e riqueza do seu proprietário, António Dias Garcia, natural de São João da Madeira, que fez fortuna no Brasil”.

“Após o desaparecimento de António Dias Garcia nos anos 40 do século passado, o palacete funcionou como Instituto de Línguas, como Centro de Formação da Indústria do Calçado, como Liceu e ainda como Tribunal”, acrescenta o comunicado.

O Palacete do Conde Dias Garcia é um dos imóveis que integra a segunda edição do Revive, “um programa que visa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país”.

O programa Revive já adjudicou 16 concessões, que representam um investimento total na recuperação de património público estimado em 129 milhões de euros, e rendas anuais que ultrapassam os 2,4 milhões de euros.

O Revive é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Economia, Finanças e Cultura, com a colaboração das autarquias, integrando actualmente um total de 49 imóveis, dos quais 21 estão localizados em territórios do interior.

Actualmente estão abertos os concursos para a concessão da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.

Para Abril está previsto o lançamento de dois novos concursos para a concessão dos Fortes da Cadaveira e de S. Pedro, em Cascais.

 

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Revive

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pousadas de Juventude dos Açores agora são Azores Youth Hostels

01-07-2020 (17h15)

As cinco Pousadas de Juventude dos Açores, localizadas em Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge e Pico, passaram a designar-se Azores Youth Hostels e têm uma nova "linha identitária que promoverá o conforto, espaços de partilha comunitária, relaxamento e experiências únicas".

Gran Cruz House reabre hoje, 1 de Julho

01-07-2020 (12h35)

O boutique hotel Gran Cruz House, na zona da Ribeira no Porto, reabre hoje, 1 de Julho, com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal.

Vila Galé renova hotéis e lança campanha promocional

30-06-2020 (19h14)

O Grupo Vila Galé renovou a sua oferta para famílias com crianças em quatro dos seus hotéis e lançou uma campanha que inclui a oferta de alojamento para crianças até aos 14 anos.

RIU reabre hotéis em todos os destinos onde está presente nas Caraíbas

30-06-2020 (18h29)

A RIU Hotels, que já reabriu vários hotéis no México, anunciou que vai reabrir resorts em todos os destinos onde está presente nas Caraíbas, designadamente na República Dominicana, em Aruba, nas Bahamas e na Jamaica.

Alojamento turístico tenta desconfinar, mas turistas não

30-06-2020 (16h53)

O INE indicou hoje que em Maio houve uma significativa subida do número de alojamentos turísticos que estiveram abertos relativamente a Abril, mas sem grande correspondência por parte dos turistas, nomeadamente de estrangeiros.

Opinião e Análise