Marriott International alvo de roubo de informação de clientes

31-03-2020 (16h15)

Foto: John Schnobrich / Unsplash
Foto: John Schnobrich / Unsplash

5,2 milhões de clientes da Marriott afectados por fuga de informação

A Marriott International anunciou que está a entrar em contacto com alguns dos seus hóspedes depois de ter sido detectada uma fuga de informação relativa a 5,2 milhões dos seus clientes, em Fevereiro deste ano.

A fuga de informação, que se verificou que estava a decorrer desde meados de Janeiro, afectou cerca de 5,2 milhões de hóspedes e diz respeito a diferentes tipos de informação.

Esta é a segunda fuga de informação da Marriott no espaço de dois anos, depois de em 2018 o grupo ter sido multado em cerca de 123 milhões de euros devido à fuga de informação sensível dos seus clientes.

Esta nova situação só foi detectada em Fevereiro quando o grupo percebeu que "uma quantidade inesperada de informação de hóspedes pode ter sido acedida utilizando as credenciais de dois funcionários numa propriedade de franchise".

As informações acedidas incluem dados de contacto, como nome, morada, e-mail e número de telefone, informação pessoal, como o género, dia de aniversário ou empregador, e preferências como o tipo de quarto ou a língua preferida.

A informação de conta do programa de pontos, as parcerias e afiliações, como programas de pontos de companhias aéreas, também foram acedidos.

A Marriott afirma que este tipo de informações não foram retiradas na totalidade a todos os 5,2 milhões de hóspedes.

Embora a investigação esteja a decorrer, o grupo afirmou acreditar que os dados retirados não incluem "passwords de conta Marriott Bonvoy ou PINs, informação de cartões de pagamento, informação de passaporte, bilhetes de identidade, ou números de carta de condução".

No seu comunicado, a Marriott afirmou que assim que foi descoberta a fuga, garantiu que as credenciais de login estavam desactivadas e deu início a uma investigação, implementou medidas de maior monitorização, entraram em contacto com as autoridades e cooperaram com as investigações, e ainda reuniram recursos para informar e prestar assistência aos hóspedes.

A Marriott está a contactar os seus hóspedes por e-mail, com informações sobre os passos a tomar nesta situação, e a oferecer um serviço de monitorização de informação pessoal. Também foi desenvolvido um site (para aceder clique aqui) e um sistema de call center com informação adicional para os hóspedes.

O comunicado destacava ainda que o grupo está a avaliar junto das seguradoras a sua cobertura, sendo que não acredita que o custo total desta situação seja significativo.

Clique para ver mais: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ventozelo Hotel & Quinta reabre hoje, 1 de Junho

01-06-2020 (12h32)

O Ventozelo Hotel & Quinta, enoturismo inserido numa propriedade de 400 hectares no Alto Douro que foi inaugurado em Novembro passado, reabre hoje, 1 de Junho com o selo Clean & Safe.

Turismo em Portugal teve “interrupção quase total” no mês de Abril, INE

29-05-2020 (19h33)

O alojamento turístico português, que em Abril de 2019 recebera 2,3 milhões de hóspedes e contabilizara 5,94 milhões de dormidas, este ano ficou por 68 mil hóspedes e 193,8 mil dormidas, tendo quebras em 97,1% e em 96,7%, respectivamente, de acordo com "a estimativa rápida" do INE divulgada hoje.


AHP propõe à Booking que aceite protelar devolução de dinheiro de reservas canceladas

29-05-2020 (19h13)

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal anunciou ter proposto à Booking, maior agência online em venda de estadas na hotelaria, que leve em conta as suas dificuldades de tesouraria e aumentem os prazos de devolução das reservas canceladas pela covid-19.

Pestana espera ter metade dos hotéis abertos em Setembro

29-05-2020 (15h15)

O Pestana Hotel Group, que vai reabrir dez hotéis e pousadas no dia 5 de Junho, avançou ao PressTUR esperar ter metade das suas unidades hoteleiras em funcionamento em Setembro.

Hoti Hotéis reabre nove hotéis a 5 de Junho

28-05-2020 (15h11)

O Grupo Hoti Hotéis, que tem 18 unidades hoteleiras em Portugal, anunciou que vai reabrir nove hotéis no dia 5 de Junho e tem previsto abrir mais dois até ao final de Junho.

Opinião e Análise