IATA responsabiliza governos pelas dificuldades adicionais da aviação na superação da crise criada pela covid-19

01-09-2020 (16h06)

A IATA, associação mundial de companhias de aviação, acusou hoje os governos de “continuarem a aniquilar” a procura de viagens com medidas como o fecho de fronteiras, restrições às viagens e quarentenas.

As críticas da IATA acabam por se centrar na União Europeia, que considera que teria a obrigação de liderar a recuperação, mas, pelo contrário, está a criar dificuldades adicionais, nomeadamente por não ter já clarificado a sua posição quanto à suspensão da regra sobre slots, que obriga à sua utilização sob pena de caducarem.

O retrato que a IATA traça é da pior crise de todos os tempos, avançando que o tráfego total de passageiros em Julho teve uma quebra em 79,8%, com quebra do tráfego internacional em 91,9%.

O director-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac, citado pela associação, admite que a protecção dos seus cidadãos é a primeira prioridade dos governos, mas considera que têm evidenciado que consideram que "a única solução" para combater a pandemia é o fecho de fronteiras.

A IATA contrapõe no mesmo documento que considera que a única resposta é, pelo contrário, a reabertura de fronteiras, a adopção de medidas de mitigação do impacto da crise e liderança global.

 

Clique para mais notícias: IATA

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP retoma voos para a Guiné-Bissau no Sábado

02-09-2020 (11h28)

A TAP retoma no Sábado os voos comerciais para a Guiné-Bissau, interrompidos desde Março devido à pandemia do novo coronavírus, disse hoje fonte da empresa.

Cuba certifica dez aeroportos para retomar voos internacionais

02-09-2020 (10h55)

O Governo cubano certificou os seus dez aeroportos internacionais para retomar as operações, depois de terem implementado protocolos de segurança que pretendem impedir a propagação do novo coronavírus.

Andreas Syrigos é novo director do Sabre para Portugal, Espanha e Itália

02-09-2020 (10h14)

O Sabre nomeou Andreas Syrigos para o cargo de director regional para Portugal, Espanha e Itália, onde terá como objectivo reforçar a presença da empresa e liderar os esforços comerciais no sector das agências de viagens.

Voos internacionais intra-europeus estão a ser ‘oásis’ na crise provocada pela covid-19

01-09-2020 (16h25)

A aviação mundial teve em Julho, tradicionalmente um dos meses de alta da actividade, nomeadamente no Hemisfério Norte, uma quebra do tráfego internacional em quase 100%, à excepção dos voos internacionais intra-europeus, nos quais a quebra atenuou-se em 9,5 pontos, para 87,1%.

Amadeus contrata ex-Vodafone Till Streichert como director financeiro

01-09-2020 (14h29)

A tecnológica Amadeus anunciou hoje a contratação de Till Streichert para o cargo de director financeiro, um executivo que esteve na Vodafone nos últimos 12 anos, mais recentemente como CFO do Grupo e director exectuvio da divisão sul-africana Vodacom.

Opinião e Análise