Lufthansa coloca mais de 3/4 do staff em horário reduzido

02-04-2020 (13h30)

Foto: Lufthansa
Foto: Lufthansa

Grupo garante 90% do ordenado em novo regime de horário

O grupo Lufthansa, devido à pandemia do novo coronavírus, chegou a acordo com os seus conselhos de trabalho e sindicatos para colocar em regime de horário de trabalho reduzido 3/4 dos seus funcionários, mantendo 90% do seu ordenado base.

Mais de 27.000 empregados da Lufthansa, mais especificamente das equipas de cockpit, cabine e de apoio no solo, vão entrar em regime de horário reduzido de trabalho, mantendo 90% do ordenado base.

Estas medidas já estão a ser aplicadas às empresas do grupo com contratos de trabalho alemães, e vão ser aplicadas às companhias do grupo na Áustria, Suíça e Bélgica.

A Lufthansa destaca em comunicado que o período durante o qual estas condições salariais se vão manter depende da duração da crise.

O horário de trabalho pode ser reduzido até 100%, sendo que para alguns funcionários as horas reduzidas começaram retrospectivamente no mês de Março.

O grupo afirmou que ainda não chegou a acordo com o sindicato Vereinigung Cockpit.

A administração e a gestão do grupo abdicaram voluntariamente de parte dos seus salários, sendo que na Alemanha, estes cortes vão vigorar até final de Setembro.

O conselho de supervisão abdicou de um quarto do seu salário, enquanto que o conselho executivo abdicou de um quinto. Os directores e gestores não afectados pelos horários de trabalho reduzidos abdicaram de 10% a 15% do seu salário mensal.

A Lufthansa afirmou ainda que a proposta para descontinuar o pagamento de dividentos do ano financeiro de 2019 ajuda a assegurar liquidez para o grupo.

Clique para ver mais: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Director-geral da IATA alerta para ilusão de recuperação

03-06-2020 (17h41)

O director-geral da IATA, Alexandre de Juniac, realçou hoje a fragilidade da recuperação da aviação que alguns estudos começam a assinalar.

Reabre amanhã, 4 de Junho, o Riu Plaza Miami Beach

03-06-2020 (17h39)

O Riu Plaza Miami Beach, a primeira unidade Riu Plaza nos Estados Unidos, vai reabrir amanhã 4 de Junho, com o protocolo de segurança da cadeia hoteleira.

“TAP pode contar connosco para seguir em frente”, primeiro-ministro

03-06-2020 (17h30)

O primeiro-ministro, António Costa, deixou claro hoje no Parlamento as razões do apoio do Governo à TAP, realçando nomeadamente que “é essencial para o país” em várias vertentes, além de que “é mesmo a segunda maior exportadora” portuguesa.

KLM vai voar duas vezes por dia entre Lisboa e Amesterdão a partir de Julho

03-06-2020 (17h25)

A companhia de aviação KLM anunciou que a partir de Julho vai passar a voar entre Lisboa e Amesterdão-Schiphol duas vezes por dia, uma ligação que está a fazer diariamente desde 28 de Março.

Turkish Airlines retoma voos para 16 cidades europeias no dia 18 de Junho

03-06-2020 (17h14)

A Turkish Airlines vai retomar no dia 18 de Junho as ligações com 16 destinos em seis países europeus, designadamente Alemanha, Países Baixos, Áustria, Suíça, Suécia e Dinamarca, segundo a imprensa internacional.

Opinião e Análise