Nova consultora de Liliana Conde quer ajudar a responder ao desafio do capital humano na hotelaria

25-11-2021 (14h23)

Após 35 anos de carreira em hotéis, 16 deles como directora, Liliana Conde formou-se em coaching, mentoring e gestão de felicidade nas empresas, e acaba de lançar uma consultora para colocar esse conhecimento ao serviço das empresas. Uma das vertentes, disse ao PressTUR, é elevar a formação e satisfação dos trabalhadores, que são “a chave” para a melhoria dos resultados.

Em entrevista ao PressTUR, Liliana Conde lembrou que as empresas de serviços, incluindo a hotelaria, enfrentam um problema de escassez de recursos humanos e reconheceu que o problema é complexo e tem várias causas que ultrapassam a actuação das empresas, “como a legislação laboral, a lei da imigração e a coordenação com entidades ligadas a pessoas com deficiência, entre outras”.

Mas há coisas que os empresários podem fazer para segurar os trabalhadores que têm e captarem novos, e é nesse campo que Liliana Conde quer “fazer parte da solução” com a sua nova consultora LC - Gestão Hoteleira e Serviço de Excelência.

“A chave está nas pessoas, sobretudo na área dos serviços, onde são pessoas a servir pessoas”, defende Liliana Conde. É preciso motivar os trabalhadores, porque “pessoas motivadas são pessoas produtivas e são as pessoas produtivas que tornam as empresas rentáveis e sustentáveis”.

As empresas têm que questionar o que estão a fazer para manter os trabalhadores e para captar novos, argumentou a consultora, defendendo que “os colaboradores devem ser vistos como os clientes”.

“Há muita gente que abandonou a hotelaria” e isso é suficiente para perceber que “é muito importante haver uma mudança de atitude”, frisou.

Na sua opinião, as empresas têm que respeitar os seus trabalhadores, porque são eles “que vão cuidar dos clientes”, e a origem desta posição está relacionada com a sua paixão pela hotelaria, que começou em criança.

Liliana Conde disse ao PressTUR que ainda hoje segue “o brilho” que a fez apaixonar-se pela hotelaria. “O meu pai levou-me a tomar chá no Caesar Park Penha Longa e fiquei apaixonada pelo brilho e pelo requinte. Percebi logo que queria trabalhar numa coisa assim. Ainda hoje sigo esse brilho, mas sei que para esse brilho acontecer são necessários os verdadeiros heróis, que são todas as pessoas desde o bagageiro, o copeiro, o cozinheiro, os directores e os administradores. É este trabalho de equipa que torna possível o sonho. E é a pensar nestas pessoas que existe este projecto”.

Liliana Conde afirmou que “esta é a melhor altura para lançar o projecto, pela conjuntura a nível global e especialmente no nosso país onde há uma grande escassez de recursos humanos. É o momento de repensarmos o que queremos para o nosso futuro, decidir que tipo de empresas e que tipo de lideranças queremos ter”, sublinhou.

Com a sua nova empresa de consultoria, lançada esta quarta-feira em Lisboa, Liliana Conde pretende trabalhar com “empreendedores de serviços, da hotelaria, do turismo e da restauração, mas também com directores gerais que queiram melhorar o clima dentro das suas organizações, subir o nível de engagement das pessoas e o nível de satisfação dos colaboradores”.

Além da formação e gestão de pessoas, a LC presta serviços em mais dois eixos: na abertura de novos hotéis ou lançamento de novos serviços e na gestão hoteleira.

“É um bocadinho chave na mão e fato à medida”, resumiu Liliana Conde. Por exemplo, um empresário de fora da hotelaria que queira abrir um hotel pode recorrer aos seus serviços, assim como um proprietário de um turismo rural que queira saber o sistema informático mais adequado às suas necessidades, ou um empresário à procura de um director-geral para o seu hotel.

A LC - Gestão Hoteleira e Serviço de Excelência foi apresentada esta quarta-feira em Lisboa, no hotel Palácio do Governador.

 

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para ver mais: Quem é Quem

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

PressTUR está a construir um novo site

14-01-2022 (15h05)

O PressTUR está a construir um novo site e espera apresentá-lo ao mercado em Março. Apresentamos as nossas desculpas pelos transtornos que esta situação possa causar. Subscreva a nossa newsletter para acompanhar as notícias e siga-nos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Estão abertas as inscrições para o 2ª edição do Check-In - Tourism Innovation on Campus

14-01-2022 (14h40)

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) anunciou que as inscrições para a 2ª edição do Check-In - Tourism Innovation on Campus estão abertas para startups até 6 de fevereiro.

ADHP promove Curso de Especialização em Direcção Hoteleira

14-01-2022 (11h59)

A Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) vai promover a próxima edição do Curso de Especialização em Direcção Hoteleira (CEDH), entre 2 de Fevereiro e 31 de Maio de 2022, actualizando o conteúdo com cinco novos módulos.

ONU melhora crescimento em África em 2021 para 3,8% e estima 4% este ano

14-01-2022 (11h26)

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) melhorou a estimativa de crescimento para as economias africanas, antevendo uma expansão de 3,8% no ano passado e uma aceleração para 4% este ano.

Hong Kong proíbe trânsito de passageiros aéreos de 153 países, Portugal incluído

14-01-2022 (11h22)

O aeroporto de Hong Kong anunciou hoje a proibição do trânsito de passageiros de mais de 150 países a partir de Domingo, Portugal incluído, de forma a evitar a propagação da covid-19.

Opinião e Análise