Portugal já perdeu mais de 9,6 mil milhões de euros de receitas turísticas

21-01-2021 (16h17)

As receitas turísticas portuguesas, que representam o total de gastos de turistas estrangeiros no país, em forte queda pela covid-19, apresentavam no fim de Novembro uma quebra que já é superior a 9,6 mil milhões de euros.

Dados do Banco de Portugal consultados pelo PressTUR indicam que Novembro, último mês de que há dados, foi o terceiro mês consecutivo de quebra das receitas turísticas na ordem dos 55%.

Os dados do banco central indicam que em Novembro, que é um mês de baixa actividade turística, os gastos de turistas estrangeiros em Portugal foram de 477,68 milhões de euros, menos 546,08 milhões que no mês homólogo de 2019, melhor ano de sempre, com um total de 18,4 mil milhões de euros de receitas turísticas ou exportações proporcionadas pelo turismo.

As receitas turísticas totais dos 11 meses deste ano com dados já apurados pelo banco central estão em 7.679,22 milhões de euros, que significam uma quebra de 55,8% ou 9.679,77 milhões em relação ao período homólogo de 2019.

O segundo trimestre, em que muitos países tiveram que adoptar medidas de confinamento mais drásticas, foi o período em que as receitas turísticas tiveram a queda relativa mais forte, em 82,3%.

Em valor, a quebra mais forte ocorreu, porém, no terceiro trimestre, época alta do turismo em Portugal e nos seus principais mercados emissores, com decréscimo em 4,2 mil milhões de euros.

 

Clique para mais notícias: Balança portuguesa das Viagens e Turismo

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

NCL tem “Portugal no radar como mercado emissor e como destino”

23-02-2021 (19h29)

A Norwegian Cruise Line (NCL), que antes da pandemia de covid-19 estava a investir em Portugal como destino e mercado emissor para os seus cruzeiros, vai continuar a investir no seu crescimento no país, anunciaram hoje os directores da companhia Kevin Bubolz e Jürgen Stille numa conferência de imprensa online.

Agências de viagens e operadores já têm linha de cem milhões para reembolsarem clientes

23-02-2021 (18h45)

O Ministério da Economia anunciou que desde hoje as agências de viagens e operadores turísticos já dispõem de uma linha de crédito para poderem reembolsar clientes que, devido aos impactos da covid-19, ficaram sem as viagens que pagaram.

Quantum of the Seas vai ficar mais três meses em Singapura

23-02-2021 (18h29)

O Quantum of the Seas, embarcação da companhia de cruzeiros Royal Caribbean, vai prolongar a sua temporada em Singapura, onde está a fazer cruzeiros de duas, três e quatro noites, por mais três meses.

ECTAA quer acção das instituições europeias para travar atrasos nos reembolsos de viagens

23-02-2021 (18h24)

A ECTAA, organização que junta as associações de agências de viagens e operadores turísticos da Europa, quer que as instituições europeias actuem no sentido de obrigar as companhias de aviação a reembolsarem pelos voos não realizados pelos impactos da pandemia de covid-19.

Marriott já tem novo CEO

23-02-2021 (18h10)

A Marriott, maior rede hoteleira do mundo, anunciou a escolha de Anthony Capuano, um veterano com mais de 25 anos na companhia que era presidente para o desenvolvimento global, design e operações, para substituir o falecido Arne Sorenson à frente da gestão executiva.

Opinião e Análise