Portugal renova estado de emergência até 30 de Janeiro

13-01-2021 (12h03)

Foto: Helloquence / Unsplash
Foto: Helloquence / Unsplash

O Presidente da República decretou hoje a modificação do estado de emergência em vigor, a partir de quinta-feira, e a sua renovação por mais quinze dias, até 30 de Janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.

“A renovação do estado de emergência até às 23:59 do dia 30 de janeiro, que acabo de assinar, depois de viabilizada, face à gravidade da situação, por mais de 90% dos deputados, tem um fim muito urgente e preciso: tentar conter e inverter o crescimento acelerado da pandemia, visível, nos últimos dias, em casos, internamentos, cuidados intensivos e, ainda mais, em mortos”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet.

A Assembleia da República autorizou hoje esta declaração do estado de emergência com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN, uma maioria alargada face às votações anteriores realizadas em Novembro, Dezembro e no início deste mês, em que apenas socialistas e sociais-democratas tinham votado a favor.

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor, o BE voltou a abster-se, enquanto PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra, uma vez mais.

Este é o nono decreto do estado de emergência no atual contexto de pandemia de covid-19.

De acordo com a Constituição, cabe ao chefe de Estado decretar o estado de emergência, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, mas para isso tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República.

Este diploma modifica o estado de emergência atualmente em vigor, com novas normas que se aplicam nos últimos dois dias desse anterior decreto, que termina às 23h59 de sexta-feira, e renova-o por mais quinze dias, desde as 00h00 de Sábado, 16 de janeiro, até às 23:59 de 30 deste mês.

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Bruxelas propõe prolongar até 31 de Dezembro regras flexíveis para ajudas estatais

19-01-2021 (18h51)

A Comissão Europeia propôs aos Estados-membros prolongar até 31 de Dezembro o quadro temporário relativo a auxílios estatais e reajustar o seu âmbito de aplicação, face ao contínuo impacto da pandemia da covid-19.

Norwegian Cruise Line Holdings cancela todos os cruzeiros até 30 de Abril

19-01-2021 (18h40)

A Norwegian Cruise Line Holdings, que opera as companhias Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas, prolongou a suspensão das operações das três marcas até 30 de Abril.

Meliá oferece teste de antigénio gratuito nos hotéis no México e República Dominicana

19-01-2021 (18h20)

A Meliá Hotels International vai oferecer testes de antigénio gratuitos a todos os hóspedes dos seus dez hotéis no México e na República Dominicana, assim como um seguro saúde com cobertura para problemas relacionados com a covid-19.

TAP manteve-se líder do transporte aéreo de passageiros de/para Portugal em 2020

19-01-2021 (17h40)

Apesar do impacto catastrófico da pandemia de covid-19 na sua actividade, a TAP manteve-se no ano passado a empresa líder no transporte aéreo de passageiros de/para Portugal.

Metade dos europeus planeia viajar já este semestre, segundo inquérito da ETC

19-01-2021 (17h27)

Mais de 50% dos europeus inquiridos num questionário realizado pela European Travel Commission (ETC) diz pretender viajar nos próximos seis meses, um terço dos quais já na Primavera, e principalmente para lazer.

Opinião e Análise