Presidente da APAVT apela ao foco para enfrentar próximos anos

01-02-2019 (19h36)

Foto: Bestravel
Foto: Bestravel

"Há muitas dúvidas a pairar" na conjuntura económica e política mundial, mas qualquer que seja o ambiente que as agências de viagens vão enfrentar, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, considera que foco e trabalho serão essenciais, disse na inauguração da Convenção da Bestravel.

A substituição de Angela Merkel na Alemanha e de Mário Draghi no Banco Central Europeu, o Brexit ou os problemas no relacionamento dos Estados Unidos com a China e com o Irão são algumas das “muitas dúvidas a pairar” que Pedro Costa Ferreira começou por elencar na sua intervenção na abertura da XV Convenção da Bestravel, a decorrer até Domingo no Savoy Saccharum Hotel.

Além dessas dúvidas, o presidente da APAVT considera que existe “um espectro de recessão global que vai pairando em cima de nós todos”, que, contudo, “não corresponde aos números” do FMI, que prevê que a economia mundial crescerá 3,5% em 2019, depois de 3,7% em 2018, “um pequeno arrefecimento”.

No entanto, o problema “não é o facto de irmos crescer ou não”, mas sim “a confiança ou a falta delta”, porque o turismo “é um sector que está muito sensível aos padrões de consumo e os padrões de consumo estão muito sensíveis aos padrões de confiança”.

Ainda assim, havendo ou não confiança, “nós nas nossas agências vamos ter que fazer sempre o mesmo, e fazer sempre o mesmo é dispersarmos pouco atrás das borboletas e focarmo-nos em embelezar o nosso próprio jardim para as borboletas virem até nós”, disse Pedro Costa Ferreira à plateia de agentes de viagens.

“Qualquer que seja o ambiente que vamos enfrentar no próximo ano, não é a legislação que nos vai resolver os nossos problemas, não são os comportamentos dos nossos concorrentes que vão resolver os nossos problemas, não são os operadores nacionais que vão resolver os nossos problemas, não vai ser a TAP que vai resolver os nossos problemas, não vai ser a Bestravel que vai resolver os problemas de cada um, definitivamente não vai ser a APAVT que vai resolver os vossos problemas. Os vossos problemas vão estar resolvidos através do vosso comportamento, da vossa atitude, do vosso trabalho do dia-a-dia”, concluiu o presidente da Associação.

 

O PressTUR está na Madeira a convite da Bestravel


Ver também:

Novo administrador da Bestravel quer potenciar serviço ao cliente para marcar a diferença

Secretária Regional de Turismo da Madeira enaltece contributo das agências de viagens para a região


Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Avião da Air India Express despenha-se ao aterrar no Sul da Índia e parte-se em dois

07-08-2020 (18h00)

Um avião comercial com 191 pessoas a bordo saiu hoje da pista e partiu-se em dois ao aterrar num aeroporto do Sul da Índia com chuva torrencial, indicaram as autoridades indianas e a imprensa local.

Tourism Explorers regressa a Setúbal para encontrar empreendedores

07-08-2020 (17h29)

O programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo, Tourism Explorers, vai regressar a Setúbal para apostar “na capacitação de empreendedores”, informou o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Royal Caribbean prolonga suspensão de operações até final de Outubro

07-08-2020 (17h21)

O grupo Royal Caribbean anunciou que decidiu estender a suspensão das suas partidas até 31 de Outubro deste ano, com excepção dos embarques da China e da Austrália.

Vila Galé abre hotel na capital económica do Brasil no dia 20

07-08-2020 (14h06)

A Vila Galé Hotels, segunda maior rede hoteleira portuguesa e nº 1 no Brasil em resorts de praia, marcou para dia 20 a sua ‘chegada’ a São Paulo, capital económica brasileira, com um hotel ‘focado’ em pintura na rua Bela Cintra.

Aeroportos europeus perderam perto de 1.000 milhões de passageiros até ao fim de Julho

07-08-2020 (13h04)

Julho foi mais um mês de grande quebra de passageiros nos aeroportos europeus, informou hoje o Airports Council International (ACI), que avançou a estimativa de uma quebra de 208 milhões no mês, acrescentando que, dessa forma, desde o início do ano os aeroportos europeus estão com menos 969 milhões e passageiros que no período homólogo de 2019.

Opinião e Análise