SET aponta a defesa do tecido empresarial do turismo como a prioridade imediata

06-01-2021 (15h27)

"Sem operadores económicos, sem as 132 mil empresas que constituem o nosso sector, muito dificilmente poderemos renascer", defendeu a secretária de Estado do Turismo (SET), Rita Marques.

Em intervenção na cerimónia de posse da Direcção da APAVT para o triénio 2021-2023, Rita Marques apontou como primeira prioridade "restabelecer as condições financeiras e económicas das nossas empresas", através de "mecanismos de recapitalização" e de "instrumentos que permitam melhor gerir a tesouraria e gerir os encargos fixos".

A governante defendeu também ser prioritário "garantir que o sector do turismo possa atingir a manutenção dos postos de trabalho como nós conhecíamos há um ano, idealmente reforçando as competências dos nossos trabalhadores".

A secretária de Estado do Turismo defendeu na cerimónia que é necessário recentrar a política para o turismo, com vista a torná-lo um sector da economia "audaz", em lugar de uma actividade "voraz", como antes da pandemia.

"Há uns meses falámos do turismo enquanto sector da economia voraz, o overtourism, e nós temos que recentrar a nossa política num turismo que não se quer voraz, mas sim audaz e sagaz", frisou Rita Marques.

Essa tarefa assiste a todos, "à Confederação, às associações, mas sobretudo à política pública e ao Governo", sublinhou a governante.

Para alcançar esse objectivo, a estratégia para o turismo até 2027 tem-se revelado "oportuna, mas ainda assim precisamos de comunicar melhor e dar conta que estamos completamente empenhados em fazer renascer o turismo, o bom turismo, o tal turismo sagaz e audaz e não o tal voraz que nos ameaçava há uns meses a esta parte, antes da pandemia".

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Empresas&Negócios

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Kimpton St Honoré Paris vai ser inaugurado na Primavera

22-01-2021 (17h39)

O Kimpton St Honoré Paris, no edifício Art Noveau da antiga loja de luxo Samaritaine de Luxe, na Avenue des Capucines, em Paris, vai ser inaugurado nesta Primavera de 2021.

TAP foi a companhia que mais aumentou a quota do transporte aéreo de passageiros de/para o Brasil em Dezembro

22-01-2021 (17h05)

A TAP atingiu em Dezembro uma quota de 12,5% do transporte aéreo internacional de passageiros de/para o Brasil, em alta de 5,1 pontos relativamente ao mês homólogo de 2019, de acordo com dados da autoridade aeronáutica brasileira (ANAC).

Passageiros de zonas muito perigosas na UE obrigados a teste antes de viagens

22-01-2021 (16h43)

Os líderes europeus decidiram manter abertas as fronteiras internas da União Europeia (UE), mas reforçando as medidas de contenção da covid-19, passando a ser obrigatório que passageiros de novas zonas consideradas muito perigosas tenham de apresentar testes negativos.

Empresas que acederam a incentivo à normalização podem pedir apoio à retoma a partir de Fevereiro

22-01-2021 (16h22)

As empresas que acederam ao incentivo à normalização da actividade podem recorrer, a partir de Fevereiro, ao apoio à retoma, sem terem de devolver os apoios já recebidos, clarificou o Governo.

França vai exigir testes negativos de covid-19 a todos os visitantes

22-01-2021 (16h15)

O Presidente de França, Emmanuel Macron, anunciou que a partir de Domingo vai passar a exigir aos visitantes procedentes de países da União Europeia testes PCR à covid-19 com resultado negativo, tal como já é exigido aos visitantes de fora do bloco europeu.

Opinião e Análise