Tarifas do Aeroporto de Lisboa vão ter subida idêntica à que escandalizou a IATA

11-05-2021 (16h45)

Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa

As tarifas do maior aeroporto português vão ser aumentadas em 4,89%, que é um aumento idêntico ao aplicado em Espanha e que escandalizou a IATA, que o considerou "irresponsável".

A decisão sobre o aumento no Aeroporto de Lisboa foi avançada pela TSF, que indicou tratar-se de uma decisão da ANAC, autoridade nacional da aviação civil, cujo website a esta hora ainda só tem um comunicado a historiar o processo, que culmina com a informação de que decidiu "revogar a suspensão da entrada em vigor das taxas do Aeroporto de Lisboa".

O que está em causa é o modelo adoptado quando da privatização da ANA Aeroportos de Portugal, ganha pelo grupo francês Vinci, da autoria do então secretário de Estado Sérgio Monteiro, muito elogiado porque alegadamente só daria aumentos em tempos de crescimento de tráfego, o que se provou agora não ser verdade, com este aumento em plena maior crise de sempre da aviação comercial, que levou o Aeroporto de Lisboa a ter uma quebra de passageiros em 2020 de 69,6%.

E também é curioso que a decisão da ANAC de autorizar o aumento das taxas do Aeroporto de Lisboa em 4,89%, como revelado hoje de manhã pela TSF, ocorre poucos dias depois da IATA protestar em comunicado contra o aumento das taxas nos aeroportos espanhóis em 5,5% pretendido pela gestora AENA.

 

Clique para mais notícias: Aeroporto de Lisboa

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Novo eco-resort 5-estrelas em Maiorca já recebe hóspedes

23-06-2021 (14h16)

O LJs Ratxó - Eco Luxury Retreat, na Sierra de Tramuntana, em Maiorca, um retiro ecológico 5-estrelas com 25 quartos numa propriedade do século XIV com 2,6 milhões de metros quadrados a poucos quilómetros de Puigpunyent, já está disponível para receber hóspedes.

Ryanair anuncia nova rota Faro – Teesside para este Verão

23-06-2021 (13h13)

A Ryanair anunciou uma nova rota para este Verão entre Faro e Teesside, no Norte de Inglaterra, que se junta às novas ligações já anunciadas entre o Algarve e Belfast City e entre Lisboa e Colónia, confirmadas hoje em Lisboa por Michael O'Leary, CEO do Grupo.

Macau promove feira internacional de turismo para revitalizar o sector

23-06-2021 (10h20)

Macau, que encerrou o seu Centro de Promoção e Informação Turística em Lisboa, vai organizar uma feira internacional de turismo de 9 a 11 de Julho, que pretende ser um “contributo para a recuperação e revitalização” do sector.

Autotestes nos eventos deixam de precisar de supervisão por profissional de saúde

23-06-2021 (10h10)

Os autotestes rápidos feitos no próprio dia e local onde decorrem os eventos culturais, desportivos ou corporativos onde a testagem à covid-19 é recomendada deixaram de ter de ser supervisionados por profissionais de saúde, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Delta Air Lines retoma voos entre Nova Iorque e Lisboa em Agosto

23-06-2021 (09h53)

A companhia aérea norte-americana Delta Air Lines vai retomar os seus voos entre Nova Iorque JFK e Lisboa em Agosto, mais de um ano depois de os ter suspendido devido à pandemia de covid-19.

Opinião e Análise