Iniciativa “Ospitalità Italiana” continua em 2013

08-11-2012 (11h47)

Depois de seis restaurantes italianos terem sido certificados com o selo "Ospitalità Italiana" a iniciativa vai continuar em 2013 anunciou esta quarta-feira Marcello Menichetti, da Câmara de Comércio Italiana para Portugal, durante a entrega dos diplomas e placas aos galardoados.



La Dolce Vita, Italy Caffé Ristorante Pizzeria, Valentino Expo, em Lisboa, Il Grissino, Amici – Ristorante Italiano Bar e Ristorante Belmondo, no Algarve, foram os reconhecidos por um júri em Roma como verdadeiros "embaixadores da hospitalidade italiana" de um grupo de 25 a 30 restaurantes que juntou a primeira acção da iniciativa que decorreu em 44 países.

O processo reuniu candidaturas espontâneas de restaurantes e outros que foram convidados a candidatar-se, explicou ao PressTUR, Marcello Menichetti. Depois foram seleccionados 12 que passaram à fase de controlo e avaliação que passou pela verificação do cumprimento no local dos cinco critérios base que são a exigência de ter alguém capaz de fazer o acolhimento dos clientes em italiano, ter 30% de vinhos italianos, pelo menos 50% da carta de restaurante com pratos italianos, ter um cozinheiro com experiência mínima de três anos em Itália ou formação académica e, finalmente, ter azeite extra-virgem italiano para que os clientes possam temperar os seus pratos.

Os restaurantes devem também ter nos seus armazéns, que são verificados in loco, produtos italianos DOP.

Paralelamente à certificação decorre ainda a iniciativa Prémio “Ospitalità Italiana” na qual participam os clientes dos respectivos restaurantes certificados através de votação.

Ao receberem o selo de certificação, os seis restaurantes em Portugal receberam também um código que estará disponível em locais visíveis para que os clientes possam votar neles e habilitarem-se a uma viagem a Itália. Em Fevereiro haverá uma gala onde serão revelados os mais votados em cada uma das sete regiões do mundo e que receberão o Pémio “Ospitalità Italiana”.


Gastronomia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

easyJet promove Javier Gándara a director para o Sul da Europa

07-10-2020 (15h01)

A companhia aérea easyJet promoveu o seu actual responsável pelo mercado de Portugal e Espanha, Javier Gándara, para director-geral para o Sul da Europa.

TAP explica finalmente saída da família Pedrosa da administração da TAP, SA

02-10-2020 (18h26)

A Administração da TAP explicou hoje ao pessoal que a saída de Humberto Pedrosa e David Pedrosa do Conselho de Administração da TAP, SA deve-se a terem passado a ser apenas accionistas da holding TAP SGPS, de que a empresa de aviação é subsidiária, e ‘formaliza’ a saída de David Neeleman.

‘Família’ Pedrosa sai da Administração da TAP, mas grupo Barraqueiro mantém ‘representante’ (Actualiza)

01-10-2020 (12h41)

A TAP anunciou hoje a renúncia de Humberto Pedrosa e do seu filho David Pedrosa dos cargos que exerciam no grupo aéreo, nomeadamente de presidente da Administração e Vogal da Administração da companhia aérea TAP, SA, mas sem que o seu Grupo Barraqueiro deixe de estar representado.

José Caetano Pestana deixa euroAtlantic após duas décadas

30-09-2020 (14h32)

José Caetano Pestana deixou a euroAtlantic airways para passar à reforma, depois de 20 anos como director de Relações Públicas da companhia aérea.

José Avillez é o único português na lista dos 100 melhores chefs do mundo

24-09-2020 (15h22)

José Avillez foi cotado na 70.ª posição na lista dos 100 melhores chefs do mundo, cujo primeiro lugar foi atribuído ao dinamarquês René Redzepi (do Noma, Copenhaga, 2-estrelas Michelin), anunciou hoje a organização dos The Best Chef Awards.

Opinião e Análise