Restaurante Terraço tem sabores da Ásia para provar até 4 de Novembro

26-10-2012 (12h10)

Semana da gastronomia cantonesa no Tivoli

Crepes, beringela ao vapor, frango assado à macaense, sopa de peixe picado em estilo Shunde, noodles de arroz com camarão, galinha e legumes, eis alguns nomes que poderão deixar muitos de água na boca e que podem ser provados no restaurante Terraço no hotel Tivoli Lisboa até dia 4 de Novembro.

 

 

A Semana da Gastronomia Cantonesa começou ontem no Hotel Tivoli num evento bastante concorrido, onde diversas e deliciosas especialidades elaboradas por cinco chefs chineses foram apresentadas e provadas.

A comida cantonesa é normalmente muito fresca, com ingredientes como peixe e marisco, sendo muito tenra e crocante, explicou ao PressTUR um dos chefs que está a participar na Semana da Gastronomia Portuguesa.

Em Lisboa estão cinco reputados chefs de cozinha chinesa, nomeadamente, Pedro Sou, do restaurante L´Arc Macau, Oi Man Ho, do hotel StarWorld, Wai Chun Lei do famoso parque temático Macau Fisherman’s Wharf, Chi Fun Cheong, do complexo turístico City of Dreams Macau, e Wai Kuong Lei do restaurante L´Arc Chinese. “Todos eles com anos de experiência na cozinha de hotéis e restaurantes locais, assim como diversos prémios regionais no curriculum”, diz o Tivoli.

A gastronomia da região de Cantão (Guangdong) é a mais conhecida “devido à sua riqueza e diversidade”, que origina na queda da dinastia Ming, em 1644, quando a emigração para o sul foi geral e os “famosos cozinheiros de Pequim e os seus equipamentos de cozinha, do palácio imperial, fizeram uma longa marcha. Ao longo do seu percurso recolheram as receitas dos grandes pratos das cozinhas dos mandarins das províncias, que assim ficaram incorporados na cozinha cantonesa”, diz o Tivoli.

Actualmente, são inúmeros os pratos que se podem provar na gastronomia cantonesa, mas talvez o, mais famoso seja o dim-sum, uma colecção de pequenas porções de comida feita a vapor, mas também outros como carne assada, ou pães recheados de carne.

No Terraço, até dia 4, são duas as opções para degustar estas especialidades, nomeadamente, ao almoço, em buffet, onde poderá experimentar bolinhos de camarão e crepes chineses ao estilo Guangdong, beringela ao vapor com molho de gergelim, pato assado com Taro, frango à macaense, arroz envolto em folhas de lótus, camarões com molho de ameixa e vinho Shaoxing; ou ao jantar em menu a la carte, com especialides como sopa de peixe picado em estilo Shunde, camarão com molho malaio e sopa doce com algas e feijão-verde, acompanhado por chá de amêndoa e clara de ovo.

A Semana da Gastronomia Cantonesa é promovida pelo Tivoli Hotels & Resorts em parceria com a Air France KLM e a Fundação Macau.

 

Gastronomia

Hotéis&Casinos

Lisboa&Vale do Tejo

Tivoli

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Javier Ferrán é o novo chairman do IAG

11-01-2021 (16h04)

O IAG, que junta as companhias aéreas British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level, anunciou a nomeação de Javier Ferrán para o cargo de chairman, substituindo Antonio Vázquez, que se reformou.

Olfa Hamdi assume a liderança da Tunisair

05-01-2021 (11h41)

O Ministério dos Transportes da Tunísia nomeou Olfa Hamdi, especialista em gestão de grandes projectos internacionais, para liderar a companhia aérea Tunisair, que enfrenta sérias dificuldades financeiras.

Feliz Ano Novo

31-12-2020 (17h33)

A equipa do PressTUR deseja a todos os seus leitores, anunciantes e parceiros um Feliz Ano Novo, de recuperação e de retoma das boas notícias.

Boas Festas e votos de um feliz Ano Novo

23-12-2020 (16h43)

A equipa do PressTUR deseja a todos os seus leitores, anunciantes e parceiros Boas Festas e um 2021 de recuperação e de retoma das boas notícias.

PressTUR e TURletter regressam quarta-feira

06-12-2020 (23h17)

O PressTUR faz ponte esta segunda-feira, véspera do feriado que assinala o Dia da Imaculada Conceição, e voltará a editar a TURletter na quarta-feira, 9 de Dezembro.

Opinião e Análise