SATA vai vender bilhetes para viagens marítimas entre o Faial, Pico e São Jorge

03-03-2014 (14h10)

Plano Integrado dos Transportes

A SATA vai passar “a comercializar, em qualquer um dos seus balcões de venda, os bilhetes para viagens marítimas no Triângulo”, ou seja, as Ilha do Faial, do Pico e de São Jorge, anunciou o o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.

O anúncio fo feito no âmbito da apresentação do Plano Integrado dos Transportes (PIT) da região, que visa aumentar a capacidade de mobilidade de pessoas e bens, reduzir custos de acesso e aumentar a interligação nas ligações no interior das ilhas, nas ligações interilhas e com o exterior.
O plano, que será desenvolvido nas áreas de infraestruturas e equipamentos, quadro regulamentar e instrumentos facilitadores, prevê a “coordenação de horários de transportes aéreos e marítimos na Região Autónoma dos Açores para assegurar maior interligação entre ambos e uma maior mobilidade de passageiros e carga, quer inter-ilhas, quer nas ligações com o exterior”, explicou o governante, que referiu estar previsto que já em Março seja possível viajar ao Sábado entre Lisboa e São Jorge, via Pico, ou viajar à quinta-feira entre a Horta e a Terceira, via São Jorge, cita a imprensa açoriana.
Ao nível do quadro regulamentar está prevista a revisão das Obrigações de Serviço Público (OSP) do transporte aéreo inter-ilhas, bem como das Obrigações de Serviço Público actualmente em vigor nas ligações entre a Região, o Continente e a Madeira, “dependente de decisão do Governo da República”. Em Novembro passado, Vítor Fraga referia que o Ministro da Economia iria até ao final desse ano tomar uma decisão relativa à revisão das obrigações de serviço público ( Decisão sobre obrigações de serviço público será tomada até final do ano será tomada até final do ano). No quadro das regulamentações está ainda prevista a definição das OSP para o transporte marítimo de passageiros interilhas, noticia o Governo Regional.
O governo anunciou também a implementação do Balcão Único, que vai permitir o planeamento de viagens intermodais e aquisição dos bilhetes.
O governo regional prevê desenvolver uma plataforma “agregadora de informação proveniente de diferentes fontes e bases de dados”, com vista a “implementar o Balcão Único, que possibilitará uma escolha mais eficiente dos meios a utilizar, facilitando o planeamento e a aquisição de bilhetes para viagens intermodais (aéreos/marítimos/terrestres)”, anunciou Vítor Fraga.
A SATA, continuou o governante, “passará a comercializar, em qualquer um dos seus balcões de venda, os bilhetes para viagens marítimas no Triângulo”.
Relativamente às infraestruturas e equipamentos, o PIT prevê a remodelação da Aerogare do Corvo, a ampliação do cais comercial das Velas, a ampliação do porto da Casa e a construção do novo cais e terminal de passageiros em São Roque do Pico, e a construção de dois novos navios com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas.
Entre outras novidades está prevista ainda a implementação do Serviço de Bagagem e Carga Aérea Integrada (SBCI), permitindo que os utilizadores possam levantar a sua bagagem no destino final, durante uma viagem, que prevê a redução dos tempos de espera, dar mais conforto ao passageiro e “optimizar as rotas de carga aérea com o objectivo de abreviar o tempo de entrega no destino”, refere o comunicado do governo.
O PIT, disse Vítor Fraga, tem como objectivo “aumentar a capacidade de mobilidade das pessoas e bens, através da redução do custo de acesso, da facilidade de interligação e comodidade, tanto nas ligações no interior de cada ilha, como nas ligações interilhas e com o exterior da região”.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

PressTUR com problemas de ligação

10-05-2021 (11h16)

O website do PressTUR está com problemas técnicos de acesso devido a uma falha na verificação dos nossos dados por parte da empresa Sectigo, que esperamos ver resolvida ao longo desta semana.

SAS anuncia Anko Van der Werff como presidente e CEO

30-04-2021 (16h53)

A companhia aérea SAS, que conta com hubs em Copenhaga, Estocolmo e Oslo, anunciou Anko Van der Werff como presidente e CEO, tomando posse, no máximo, a partir de 15 de Julho.

CWT anuncia nova CEO

29-04-2021 (18h12)

A empresa de gestão de viagens de negócios CWT nomeou Michelle McKinney Frymire, que trabalha com a companhia desde 2019, como chief executive officer (CEO).

Ricardo Nascimento é novo Chief Operating Officer da Savoy Signature

12-04-2021 (14h42)

A Savoy Signature promoveu Ricardo Nascimento para o cargo de Chief Operating Officer, ficando responsável por supervisionar na Comissão Executiva o dia-a-dia das funções operacionais do negócio.

Marriott já tem novo CEO

23-02-2021 (18h10)

A Marriott, maior rede hoteleira do mundo, anunciou a escolha de Anthony Capuano, um veterano com mais de 25 anos na companhia que era presidente para o desenvolvimento global, design e operações, para substituir o falecido Arne Sorenson à frente da gestão executiva.

Opinião e Análise