Visitar “o outro” Algarve fora da época alta para conhecer gastronomia e actividades

05-11-2014 (16h09)

Visitar o Algarve fora da época de Verão é conhecer “o outro” lado da região além das praias e paisagens, conhecendo as tradições e a cultura algarvia, as técnicas ancestrais de artesanato, opções gastronómicas variadas, vinhos e actividades para desfrutar ao ar livre.



As actividades promovidas pelo Projecto TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais, em Loulé, são uma das opções a experimentar, para aplicar técnicas antigas originais em objectos que têm utilidade prática contemporânea.
O contacto directo com artesãos e designers que trabalham directamente com o TASA permite aprender e experimentar as técnicas de empreita, cestaria em cana e olaria.
Há também workshops de cataplana com a Tertúlia Algarvia, em Faro, uma oportunidade para arregaçar as mangas e fazer a própria refeição, visitando o mercado de Olhão para escolher cuidadosamente o marisco e o peixe, com acompanhamento do chef Frederico Lopes.
Mas nem só de cataplana vive a gastronomia algarvia, como comprova a oferta dos restaurantes Adega Nunes e Lagar da Mesquita, em São Brás de Alportel, a Cantarinha do Guadiana, em Laranjeiras do Guadiana, ou do restaurante O Visconde, no Palácio de Estoi, que, aliás, é uma das opções de alojamento para conhecer “o outro” Algarve.
O Palácio de Estoi alberga uma das Pousadas de Portugal, uma unidade de alojamento histórica de luxo localizada entre Faro e São Brás de Alportel, projecto arquitectónico de Gonçalo Byrne de decoração neo-barroca e neo-rococó, com 63 quartos, restaurante e bar, piscina e jardins.
Para explorar no “outro” Algarve há ainda a rota dos vinhos, de que se destaca uma visita à Quinta de Mata-Mouros, em Silves, para provar e aprender o processo de produção do vinho.
Há ainda uma série de actividades para desfrutar ao ar livre, como um passeio de barco pelo rio Guadiana, para apreciar calmamente as paisagens.
E para os mais aventureiros pode propor-se uma travessia em slide, fazendo um trajecto de 720 metros sobre o rio Guadiana entre Alcoutim e Sanlucar de Guadiana, em Espanha, que pode atingir os 75 quilómetros por hora.

Continua em:
Visitar o “o outro” Algarve em fotos
Visitar o Algarve: cinco propostas para um roteiro gastronómico
Roteiro gastronómico no Algarve em fotos (1)
Roteiro gastronómico no Algarve em fotos (2)

O PressTUR viajou a convite da Região de Turismo do Algarve

Algarve  
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Javier Ferrán é o novo chairman do IAG

11-01-2021 (16h04)

O IAG, que junta as companhias aéreas British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level, anunciou a nomeação de Javier Ferrán para o cargo de chairman, substituindo Antonio Vázquez, que se reformou.

Olfa Hamdi assume a liderança da Tunisair

05-01-2021 (11h41)

O Ministério dos Transportes da Tunísia nomeou Olfa Hamdi, especialista em gestão de grandes projectos internacionais, para liderar a companhia aérea Tunisair, que enfrenta sérias dificuldades financeiras.

Feliz Ano Novo

31-12-2020 (17h33)

A equipa do PressTUR deseja a todos os seus leitores, anunciantes e parceiros um Feliz Ano Novo, de recuperação e de retoma das boas notícias.

Boas Festas e votos de um feliz Ano Novo

23-12-2020 (16h43)

A equipa do PressTUR deseja a todos os seus leitores, anunciantes e parceiros Boas Festas e um 2021 de recuperação e de retoma das boas notícias.

PressTUR e TURletter regressam quarta-feira

06-12-2020 (23h17)

O PressTUR faz ponte esta segunda-feira, véspera do feriado que assinala o Dia da Imaculada Conceição, e voltará a editar a TURletter na quarta-feira, 9 de Dezembro.

Opinião e Análise