“Ensinem o meu povo que ele precisa, sabendo que isso vos pode ajudar a ganhar dinheiro”, presidente da República da Guiné-Bissau

10-03-2017 (15h34)

Marcelo Rebelo de Sousa vai ser convidado para mergulho nos Bijagós

O apoio à formação do sector turístico do seu país foi a principal tónica da mensagem do presidente da República da Guiné Bissau, José Mário Vaz, aos operadores turísticos participantes da famtrip ao país promovida pela euroAtlantic e Ministério do Turismo

"As pessoas já começam a vir e nós estamos de braços abertos para receber todos aqueles que querem investir, de facto, neste mercado", começou por afirmar, preconizando "que venham ganhar dinheiro na Guiné-Bissau, [que] é uma oportunidade única para se afirmarem neste mercado".

O Presidente guineense destacou então que "a preocupação que tenho é que nos ajudem a criar riqueza no nosso país, que nos ajudem a criar emprego no nosso país, são os meus jovens que me preocupam hoje".

"O problema guineense é a formação", enfatizou o presidente, que deixou uma mensagem muito clara: "Ensinem o meu povo que ele precisa, sabendo que isso vos pode ajudar a ganhar dinheiro".

José Mário Vaz salientou ainda que as condições naturais da Guiné, nomeadamente nas ilhas, são condições raras no mundo, mas que "o mais importante é a formação".

"Temos de formar as pessoas", afirmou, acrescentando que não se referia só a nível do turismo.

O combate à corrupção foi outra das preocupações do estadista, que disse tratar-se de "algo muito sério", que "abrange toda a gente, não há meio termo", e garantiu aos operadores que "criar-vos dificuldades para depois vender-vos facilidades, aqui não".

José Caetano Pestana, director de relações externas da euroAtlantic, aproveitou a ocasião para fazer um pedido especial para promover o Arquipélago dos Bijagós e a Guiné-Bissau.

"Não é preciso grande investimento, basta convidar o seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa para ele cá vir para dar um mergulho nos Bijagós", defendeu Caetano Pestana, sublinhando que "com a imprensa que ele traz, nós teremos o pleno, encheremos os seus hotéis".

Em resposta directa ao executivo da euroAtlantic, o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou  que quando a oportunidade surgir Marcelo Rebelo de Sousa vai ter "esse convite para vir passar um fim-de-semana nas ilhas dos Bijagós".

"Eu assumo essa responsabilidade", garantiu.

 

O PressTUR viajou para a Guiné-Bissau a convite da euroAtlantic, no âmbito da primeira famtrip de operadores turísticos portugueses ao país


Ver também:

Turistas portugueses “vão sentir-se em casa” na Guiné Bissau, ministro do Turismo e do Artesanato


Bissau, a porta de entrada para a Guiné, a apenas quatro horas de de Lisboa

Arquipélago dos Bijagós: Pérolas de preservação cultural e natural na África Ocidental

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau apoia isenção de visto para turistas portugueses

Ministro do Turismo e do Artesanato divulga condições para o investimento na Guiné-Bissau

Parque Nacional de Orango

Alojamento em Bissau (1)

Alojamento em Bissau (2)

Alojamento na Ilha de Bubaque

Alojamento na Ilha de Rubane

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

UE retira Marrocos da lista de países sem restrições de viagens devido à covid-19

08-08-2020 (09h07)

A União Europeia retirou Marrocos da lista de países isentos de restrições de viagens por causa de um recrudescimento de casos de infeções com covid-19, anunciou o Conselho, em comunicado.

TAAG recebe o primeiro de seis Dash 8-400 encomendados à Bombardier

06-08-2020 (15h57)

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola recebeu a primeira de seis aeronaves Dash 8-400 encomendadas em 2018 à empresa canadiana Bombardier.

Qatar Airways mantém quatro voos/semana na rota Doha – Lisboa

05-08-2020 (15h46)

A Qatar Airways, uma das maiores companhias de aviação da região do Golfo, manteve em quatro voos por semana a frequência de voos na rota Doha – Lisboa no período de 1 de Setembro a 24 de Outubro.

Abertura do hotel InterContinental em Luanda adiada para o final do ano

05-08-2020 (11h10)

O primeiro hotel do InterContinental Hotels Group (IHG) na capital angolana, Luanda, deverá abrir apenas no final deste ano, admitiu o grupo hoteleiro britânico, 5º maior do mundo em número de quartos em 2019, com 883,5 mil, segundo o ranking da revista "Hotels".

Tunísia tem dez vezes mais casos após reabertura de fronteiras

04-08-2020 (16h41)

A Tunísia registou dez vezes mais casos do novo coronavírus após a reabertura das fronteiras há pouco mais de um mês, a 27 de Junho.

Opinião e Análise