Sul-africana SAA cancela voos enquanto aguarda injeção de capital

21-01-2020 (18h36)

A companhia aérea estatal sul-africana South African Airways (SAA) anunciou hoje o cancelamento de 38 voos para poupar capital enquanto espera uma injeção de emergência do Governo para salvar da bancarrota.

A maioria dos cancelamentos é em trajetos domésticos, nas ligações entre Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban, as principais cidades do país, mas também a rota internacional entre Joanesburgo e Munique.

Os cancelamentos confirmados ocorrem até sexta-feira, segundo um comunicado difundido hoje pela SAA.

A companhia assegurou que os passageiros afetados serão colocados em outros voos e não descartou novos cancelamentos nos próximos dias.

Os cancelamentos eram esperados desde o passado fim de semana, quando o fim do prazo para uma prometida injeção de capital do Governo de cerca de 138 milhões de dólares norte-americanos (124 milhões de euros) começou a aproximar-se.

Os sindicatos já tinham avisado para cancelamentos e atrasos no pagamento de salários caso esta injeção de capital não se concretizasse.

Essa injeção de capital ainda não aconteceu e a situação está a deixar a companhia em risco de colapso, o que pressupõe a destruição de 10 mil postos de trabalho.

O ministro das Finanças, Tito Mboweni, afirmou durante um encontro com empresários na semana passada que o executivo estava a procurar fontes de capital adicionais para a companhia, num país em que as gigantescas dívidas das empresas públicas – após anos de corrupção e má gestão – se converteram num dos maiores riscos para a economia nacional.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: SAA

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Emirates retoma voos para Angola a 1 de Outubro

18-09-2020 (16h19)

A Emirates anunciou que vai retomar a rota Dubai – Luanda no dia 1 de Outubro, com um voo por semana.

África do Sul autoriza entrada de visitantes a partir de 1 de Outubro

17-09-2020 (13h07)

O presidente da África do Sul disse hoje que o país vai voltar a autorizar as viagens internacionais a partir de 1 de Outubro depois de o número de casos de infecção de covid-19 ter baixado nas últimas semanas.

São Tomé e Príncipe prorroga estado de calamidade até 30 de Setembro

15-09-2020 (15h30)

O Governo de São Tomé e Príncipe prorrogou até 30 de Setembro o estado de calamidade pública que vigora no país, devido ao "alto risco da prorrogação da pandemia de covid-19 que ainda prevalece".

LAM prolonga até Janeiro ligações semanais entre Maputo e Lisboa

15-09-2020 (12h14)

A companhia Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou hoje que vai manter as ligações entre Maputo e Lisboa, iniciadas em Agosto, até Janeiro de 2021.

Rota Luanda-Lisboa com 12 voos previstos até 25 de outubro

11-09-2020 (16h28)

As transportadoras aéreas portuguesa, TAP, e angolana, TAAG, têm 12 voos previstos entre LuandaLisboa até 25 de Outubro, mas o número deverá aumentar, atendendo à retoma das ligações internacionais com Angola, a partir de 21 de Setembro.

Opinião e Análise