Vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde começa esta sexta-feira

16-03-2021 (16h36)

A vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde arranca na sexta-feira com os profissionais de saúde, e a meta do Governo é vacinar 70% da população até ao final do ano.

A vacinação vai começar apenas com vacinas da Pfizer, enquanto são aguardados esclarecimentos sobre a segurança das da AstraZeneca, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Numa nota divulgada pelo ministro e citada pela agência Lusa, Arlindo do Rosário explica que “manda o princípio da precaução que as dúvidas levantadas sejam totalmente esclarecidas”, relativamente às vacinas da AstraZeneca, das quais Cabo Verde já tem 24.000 doses para administrar.

“No dia 19 [de Março], tal como previsto, iniciaremos a vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao SARS-CoV-2 com a vacina da Pfizer”, anunciou.

Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca em 12 de Março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, prevendo o Governo lançar a vacinação nacional em 19 de Março e assumindo a meta de vacinar 70% da população até final do ano.

Estas doses inserem-se num total de 108 mil a fornecer pela AstraZeneca ao abrigo da Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Contudo, nos últimos dias têm surgido suspeitas de alegados efeitos secundários da vacina da AstraZeneca, que levaram vários países a suspender o seu uso.

Arlindo do Rosário acrescentou que a OMS e a Agência Europeia de Medicamentos “até ao presente não encontraram nenhuma relação entre a vacina e os casos de hemocoagulação que foram relatados” em pessoas vacinadas com doses da AstraZeneca.

Enquanto aguarda a clarificação sobre a segurança da vacina do fabricante anglo-sueco, explica que o Ministério da Saúde, em articulação com a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) “irão acompanhar de perto o evoluir da situação” e “fazer as devidas recomendações ao Governo por forma a permitir uma decisão devidamente ponderada e responsável antes de se iniciar com a aplicação da vacina”.

 

Clique para ver mais: Cabo Verde

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ethiopian Mozambique cessa todos os voos a partir de amanhã, 6 de Maio

05-05-2021 (15h36)

A Ethiopian Airlines Mozambique, subsidiária moçambicana da maior companhia de aviação africana, anunciou que a partir de amanhã cessa todos os voos, por falta de procura devido à pandemia de covid-19, segundo indicou.

Operadores turísticos portugueses cancelam charters para Tunísia e Marrocos

28-04-2021 (10h32)

O operador turístico Solférias e os seus parceiros nas operações de Verão para a Tunísia e Marrocos, incluindo Jade Travel, Soltrópico, Sonhando, Abreu e Viajar Tours, cancelaram os voos charter para estes destinos, devido ao impacto da incerteza nas reservas.

TAP adia para Julho início dos voos para Marrocos e Tunísia

27-04-2021 (11h37)

A TAP adiou para os primeiros dias de Julho a inauguração das suas novas rotas de Lisboa para Oujda (Saïdia) e Agadir, em Marrocos, e para Djerba e Monastir, na Tunísia, confirmaram ao PressTUR fontes do mercado.

Solférias cancela operação charter de Verão para Hurghada

26-04-2021 (17h19)

O operador turístico Solférias cancelou a operação charter de Verão para Hurghada, no Egipto, depois de analisar "o ritmo de procura" e concluir que "não estão reunidas" as condições para a realizar, garantindo, contudo, programas com voos regulares.

Solférias promove webinar sobre São Tomé e Príncipe a 29 de Abril

23-04-2021 (15h47)

O operador turístico Solférias vai organizar um webinar para agentes de viagens sobre São Tomé e Príncipe na próxima quinta-feira, dia 29 de Abril, às 11h.

Opinião e Análise