Agência Europeia de Medicamentos aprova terceira dose da Moderna para adultos

26-10-2021 (14h38)

Foto: Daniel Schludi / Unsplash
Foto: Daniel Schludi / Unsplash


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu hoje luz verde à administração da terceira dose da vacina da Moderna contra o SARS-CoV-2 a indivíduos com idades a partir dos 18 anos, para aumentar os níveis de anticorpos.

Em comunicado citado pela Lusa, a agência refere que os dados apontam que uma terceira dose da “Spikevax” administrada entre seis a oito meses após a segunda “pode levar a um aumento dos níveis de anticorpos em adultos cujos níveis de anticorpos estavam a diminuir”.

Assim, a EMA conclui que poderá ser considerada uma dose de reforço desta vacina, que consiste em metade da dose utilizada na primeira vacinação.

Segundo a reguladora, os dados actuais mostram que os efeitos secundários após a dose de reforço são semelhantes aos da segunda dose.

A agência europeia adianta ainda que "o risco de doenças cardíacas inflamatórias ou outros efeitos secundários muito raros após um reforço não é conhecido e está a ser cuidadosamente monitorizado".

No início do mês de Outubro, a EMA já tinha dado luz verde a terceira dose da vacina da BioNTech/Pfizer, que em Portugal começou a ser administrada há duas semanas em pessoas com mais de 65 anos de idade.

Clique para ver mais: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

75% das agências de viagens recorreram a linhas de apoio – Rita Marques

03-12-2021 (18h17)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou hoje em Aveiro, no 46º Congresso da APAVT, que "75% das agências de viagens socorreram-se até ao momento das várias linhas de apoio disponibilizadas" desde o início da pandemia de covid-19.

Portugal vacina mais de 2 milhões contra a gripe e reforça 1,4 milhões contra o coronavírus

03-12-2021 (17h54)

Mais de dois milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe e mais de 1,4 milhões receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, divulgou a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Israel proíbe uso de aplicação que rastreava cidadãos através do telemóvel

03-12-2021 (17h49)

O Governo de Israel interrompeu a utilização de uma ferramenta que permitia rastrear telemóveis, que causou polémica no país e era usada para despistar possíveis casos da nova variante da covid-19 Ómicron.

Receita da taxa turística em Cabo Verde quase duplica em dois meses

03-12-2021 (17h42)

As receitas com a taxa paga obrigatoriamente pelos turistas em Cabo Verde aumentaram 87% de Julho para Setembro, evidenciando a recuperação da procura turística, segundo dados do Ministério das Finanças.

Foram multadas 13 companhias aéreas no segundo dia de restrições

03-12-2021 (17h33)

No segundo dia da obrigatoriedade de desembarcarem em Portugal continental apenas passageiros com teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, 13 companhias aéreas e 59 passageiros foram multados nos aeroportos portugueses.

Opinião e Análise