Macau injectou mais de 740 milhões de euros em programas de apoio às PME

18-08-2020 (10h15)

O Governo de Macau já injectou mais de sete mil milhões de patacas (740 milhões de euros) em programas de apoio às pequenas e médias empresas (PME) devido à crise causada pela pandemia, anunciaram as autoridades.

Os números dão conta de montantes que foram avançados em dois programas, um de empréstimos concedidos pelo Governo, outro pelo sistema bancário: 1,81 mil milhões de patacas (190 milhões de euros) e 5,21 mil milhões de patacas (550 milhões de euros), respectivamente.

As autoridades receberam até Sábado mais de 11 mil candidaturas das PME, das quais foram aprovadas mais de 80%. A recepção de candidaturas vai manter-se aberta até meados de Setembro.

Macau foi dos primeiros territórios a ser atingido pela covid-19 e logo em Fevereiro arrancou com um plano de ajuda, abrindo candidaturas para as PME, e mais tarde avançando com apoios específicos dirigidos à população.

Apesar de não ter qualquer caso activo, nem qualquer surto comunitário, a capital mundial do jogo, muito dependente do mercado chinês, tem registado quebras significativas no número de visitantes devido às restrições fronteiriças e nos resultados da exploração dos casinos. Se antes as operadoras anunciavam lucros milionários, agora apresentam prejuízos que atingem as centenas de milhões de euros.

O chefe do Governo, Ho Iat Seng, afirmou na passada semana que o Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre 'encolheu' 58,2%, em comparação com o período homólogo de 2019, e que a diminuição no segundo trimestre é de 67,8%, também em termos anuais.

Só em 2019, Macau recebeu quase 40 milhões de turistas, em contraste com os poucos milhares de visitantes que atravessam diariamente a fronteira.

A esperança na revitalização da economia surgiu na passada semana para o território: a China planeia permitir a emissão de vistos individuais e de grupo para toda a província de Guangdong a 26 de Agosto e alargar essa autorização em todo o país a partir de 23 de Setembro, se se mantiver sob controlo a situação pandémica, uma decisão pela qual o sector do jogo e a indústria turística ansiavam.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Índia ultrapassa os seis milhões de pessoas infectadas com covid-19

28-09-2020 (12h27)

A Índia registou mais 82.170 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e ultrapassou os seis milhões de pessoas infectadas desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades indianas.

Air Macau antecipa o dobro de passageiros em Outubro

25-09-2020 (16h15)

A companhia aérea Air Macau afirmou hoje que espera vir a ter o dobro do número de passageiros em Outubro, em comparação com o mês anterior, ainda assim muito longe do habitual em anos anteriores.

Macau vence quatro prémios da Associação de Turismo da Ásia Pacífico

24-09-2020 (17h47)

O Governo de Macau venceu quatro dos Gold Awards da Associação de Turismo da Ásia Pacífico, um recorde para o território, por iniciativas em diferentes áreas da atividade turística.

Chegadas da China proporcionam ligeira recuperação do turismo em Macau

21-09-2020 (13h01)

A atenuação da quebra da chegada de residentes na China, designadamente de visitantes oriundos das nove cidades do Delta do Rio das Pérolas da Grande Baía, permitiu a Macau alcançar em Agosto um aumento de visitantes em 206,9%, ficando, no entanto, ainda 93,7% abaixo do mês homólogo de 2019.

Voo da euroAtlantic para Timor já prepara regresso a Portugal

21-09-2020 (12h26)

O Boeing B767ER da euroAtlantic que ontem saiu de Lisboa para Timor, com 191 passageiros, já está a preparar o regresso a Portugal, onde está previsto que aterre na noite de amanhã, terça-feira.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise