Portugal e Macau assinam acordo para formação turística de alunos asiáticos

14-05-2019 (15h31)

Foto: Helloquence / Unsplash
Foto: Helloquence / Unsplash

Portugal e Macau assinaram hoje um acordo na área da formação turística que vai levar à instalação no Estoril de um pólo do Instituto de Formação Turística de Macau (IFT), disse à Lusa a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Antes da assinatura do acordo, esta manhã no Estoril, no local onde ficára sediado o novo espaço do IFT, Ana Mendes Godinho disse à Lusa que o novo pólo servirá para a “formação de recursos humanos na área do Turismo, principalmente recursos humanos asiáticos, que vão passar a ter ali um espaço para formação e para articulação e desenvolvimento de estágios também aqui em Portugal, nomeadamente junto dos hotéis portugueses”.

Ana Mendes Godinho acredita que este acordo vai funcionar "como porta de entrada para o mercado asiático".

"No fundo Macau aqui também um bocadinho como porta de entrada para o mercado asiático, para recursos humanos na área de turismo na China, mas também Portugal, como uma porta de entrada para Macau e para a China, para a formação de ativos e de recursos humanos na área de Turismo", sublinhou a governante.

Este protocolo de cooperação entre Portugal e Macau integra um programa de internacionalização das escolas de Turismo portuguesas para vários países.

"Temos estado a trabalhar com bastantes países da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa], e Macau é aqui mais um parceiro essencial nesta nossa internacionalização, garantindo que passamos a ter ligação a vários continentes", reforçou Ana Mendes Godinho.

A secretária de Estado do Turismo acredita que o acordo pode permitir "afirmar Portugal" como um espaço europeu que "se está também a capacitar e a especializar recursos humanos (...) com capacidade para acolher o mercado asiático".

"A formação de recursos humanos, na área de turismo, chineses, em Portugal permite-nos também aqui afirmar Portugal como um espaço dentro da União Europeia que se está também a capacitar e a especializar recursos humanos na área de turismo também aqui com capacidade para acolher o mercado asiático, e portanto também aqui assumirmo-nos nós como um centro de formação turística de excelência internacional, preparando e capacitando recursos humanos para lidar com os novos mercados", concluiu Ana Mendes Godinho.

Entre 2015 e 2018, o número de alunos estrangeiros nas escolas de Turismo em Portugal aumentou de 116 para 179, um aumento de 54,3%, segundo dados apresentados à Lusa pelo gabinete da secretária de Estado do Turismo.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Finnair retoma voos para a Ásia a 1 de Julho

29-05-2020 (16h25)

A Finnair, companhia de aviação com hub em Helsínquia que tem forte implantação no transporte aéreo de passageiros entre a Europa e a Ásia, retoma essas ligações a 1 de Julho, com 10 rotas.

Magnata do jogo de Macau Stanley Ho morre aos 98 anos

26-05-2020 (12h10)

O magnata do jogo de Macau Stanley Ho morreu hoje aos 98 anos, em Hong Kong, noticiou a imprensa local.

Air Macau programa para Junho 29 voos semanais em nove rotas

25-05-2020 (12h02)

A companhia de aviação Macaense programou para o mês de Junho 29 voos semanais em nove rotas, sobressaindo a rota Macau - Taipei Taouyuan com dois voos por dia à excepção das segundas-feiras, em que não há ligação.

Avião que caiu no Paquistão levava 98 pessoas a bordo - autoridades

22-05-2020 (16h19)

O avião da Pakistan International Airlines (PIA) que hoje se despenhou ao aproximar-se do aeroporto de Carachi, no Sul do Paquistão, transportava 98 pessoas a bordo, anunciaram as autoridades locais.

Macau anuncia plano de recuperação para o turismo

20-05-2020 (17h14)

Macau, que em 2019 recebeu quase 40 milhões de turistas, divulgou esta semana um plano para a recuperação do turismo a realizar em três fases.

Opinião e Análise