Espanha suspende voos de/para Brasil e África do Sul devido a novas variantes

02-02-2021 (15h06)

O Governo de Espanha anunciou hoje a suspensão dos voos de/para o Brasil e a África do Sul devido às novas variantes da covid-19, sendo excepções a chegada de cidadãos ou residentes em Espanha.

A medida entra em vigor esta quarta-feira às 9h e prolonga-se durante duas semanas, embora seja alvo de revisões semanais, disse em conferência de imprensa a porta-voz do Governo, María Jesús Montero, depois do Conselho de Ministros.

A decisão é tomada depois de várias comunidades autónomas espanholas, que têm competência no sector da saúde, terem pedido para restringir ao máximo os voos com o Brasil e a África do Sul, para "evitar que o vírus volte a entrar em Madrid-Barajas", o aeroporto internacional de Madrid.

Os únicos voos que são permitidos são os de repatriamento de cidadãos espanhóis ou de pessoas residentes no país ou passageiros que façam uma escala de menos de 24 horas, e que não saiam da zona de trânsito do aeroporto, com destino a outros países fora do espaço Schengen.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) há algumas semanas que pede para "evitar viagens não essenciais", a pensar sobretudo nas variantes da covid-19 detectadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul.

Com esta medida, Espanha segue a decisão tomada por outros países, como Portugal.

O Governo português anunciou na semana passada a limitação das deslocações para o exterior de cidadãos nacionais por via aérea, terrestre ou fluvial, salvo situações excecionais, destinando-se a medida a reduzir os contactos e a conter a epidemia de covid-19.

"Tal como já tínhamos limitado os voos do Reino Unido e tal como suspendemos os voos nas ligações ao Brasil, iremos contribuir para a decisão europeia que limita voos entre áreas de risco em toda a União Europeia", disse então o ministro da Administração Interna.

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Espanha

Clique para ver mais: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP realiza voo de repatriamento do Brasil a 27 de Fevereiro

19-02-2021 (17h05)

O voo da TAP de repatriamento de portugueses no Brasil ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, afectados pela suspensão dos voos, vai realizar-se no dia 27 de Fevereiro, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

TAP transporta insumos para o Brasil para mais de 8,7 milhões de vacinas contra a covid-19

11-02-2021 (12h37)

A TAP Air Cargo aterrou ontem no Aeroporto de Guarulhos, no estado brasileiro de São Paulo, com 5.600 litros de Insumo Farmacêutico Activo que permitirá produzir mais de 8,7 milhões de doses da CoronaVac, uma vacina contra a covid-19.

Voos internacionais suspensos em Salvador devido à pandemia de covid-19

04-02-2021 (10h58)

Os voos internacionais de/para o Aeroporto de Salvador, no estado nordestino brasileiro da Bahia, foram suspensos devido à pandemia de covid-19, mantendo-se apenas as ligações domésticas.

LATAM avança com rompimento do contrato com o Amadeus

29-01-2021 (15h56)

A LATAM Airlines está em processo de rompimento do contrato global de distribuição que tem com a Amadeus, mas nega que tenha subjacente o objectivo de concentrar na venda directa, fazendo o bypass às agências de viagens.

Gastos dos brasileiros em turismo no estrangeiro caíram 69,3% em 2020

27-01-2021 (17h37)

Os brasileiros despenderam em turismo no estrangeiro 5.393,6 milhões de dólares em 2020, uma verba que fica 69,3% ou 12.199,7 mil milhões de dólares abaixo do total do ano de 2019.

Opinião e Análise