Número de chegadas do Brasil de doentes com covid-19 “é muito baixo”, António Costa

16-06-2020 (18h41)

O primeiro-ministro António Costa revelou à imprensa estrangeira que apenas 11 das 8.777 pessoas procedentes do Brasil que chegaram a Portugal desde 15 de Março estavam infectadas pelo coronavírus que provoca a covid-19.

“Temos tido o registo de baixíssimos casos de pessoas infectadas com origem no Brasil”, comentou o primeiro-ministro, citado pelo jornal brasileiro “Folha de S. Paulo”.

Ainda assim, António Costa declarou que “a partir do momento que houver uma sinalização por parte da Agência Europeia de Prevenção da Doença, nós cumpriremos a regra comum relativa a países terceiros”.

Actualmente, há ligações aéreas com o Brasil porque Portugal avançou com a prerrogativa de incluir o Brasil nas excepções à interdição de entradas de países não europeus, mas segundo o jornal brasileiro “com a disparada de casos no Brasil”, a decisão portuguesa de manter voos de/para o Brasil “tem sido vista negativamente em outros países europeus”.

Em respostas aos jornalistas, António Costa, segundo o “Folha de S. Paulo”, disse que não tem havido contactos com o Brasil sobre a pandemia de covid-19, mas que, “se o governo brasileiro desejar, poderá sempre contar com Portugal”.

O primeiro-ministro também enfatizou que o recente aumento de casos de novos infectados na região de Lisboa e Vale do Tejo reflecte a opção de testar mais, avançando que Portugal já conta um milhão de testes.

António Costa, aliás, apontou Portugal como “um país particularmente seguro”, e apontou como razão que “o conjunto da população internalizou a necessidade de evitar comportamentos de risco”.

 

Clique para mais notícias: Portugal


 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

LATAM Brasil entra com processo de reestruturação da dívida nos EUA

10-07-2020 (15h10)

A LATAM Brasil entrou com um pedido de reestruturação da dívida nos EUA para conter os impactos da pandemia da covid-19, anunciou a empresa, acrescentando que continuará a “operar normalmente".

Azul omite quebra homóloga de tráfego em 80% no mês de Junho

08-07-2020 (12h10)

A Azul, companhia de aviação brasileira fundada pelo ex-accionista da referência da TAP David Neeleman, repetiu hoje o modelo de informar a evolução de tráfego em relação ao mês anterior, em que tem crescimento em 43,6%, mas omitir a quebra em relação ao mês homólogo de 2019, que atinge 80%, de acordo com os cálculos do PressTUR.

Presidente brasileiro confirma estar infectado com o novo coronavírus

07-07-2020 (16h36)

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, confirmou já que está infectado com o novo coronavírus, um dia depois de relatar sintomas e realizar um teste num hospital Militar, em Brasília.

Avianca Brasil pede falência

07-07-2020 (12h18)

A Avianca Brasil (Oceanair Linhas Aéreas), do grupo dos irmãos Efromovich, pediu falência à Justiça, por não ter condições de cumprir o plano de pagamento de uma dívida estimada em cerca de 2,7 mil milhões de reais, cerca de 448 milhões de euros.

Feira de turismo ABAV Expo em São Paulo adiada para 2021

03-07-2020 (15h02)

A 48ª edição da feira internacional de turismo ABAV Expo, que estava marcada para os dias 23 a 25 de Setembro, em São Paulo, foi adiada para 2021, anunciou a organização, que em contrapartida vai promover um evento virtual que pretende “marcar a retomada dos negócios do sector turístico ainda em 2020”.

Opinião e Análise