Cabo Verde com mais 58 casos novos eleva total para 1.837

16-07-2020 (13h49)

Cabo Verde registou mais 58 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, aumentando o acumulado desde 19 de Março para 1.837, informou o director nacional de Saúde.

Na habitual conferência de imprensa sobre a Covid-19, na cidade da Praia, Artur Correia avançou que foram registados novos casos na ilha de Santiago (21), distribuídos pelos concelhos da Praia (15), Santa Cruz (5) e Santa Catarina (1).

Foram ainda diagnosticados mais casos na ilha do Sal (23), Ribeira Brava de São Nicolau (13) e um na ilha de São Vicente, que voltou a registar um caso positivo 20 dias depois.

“Esses dados são de vários dias. Estamos no processo de recuperação dos dados”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, sublinhando que a ilha do Sal tinha mais de 600 amostras pendentes, mas neste momento só tem 67, que vão ser analisadas ainda esta semana.

“Houve uma recuperação extraordinária em relação ao Sal e isso é muito bom”, enfatizou.

No encontro, o responsável de saúde informou que o país registou hoje mais 42 doentes recuperados, passando o total de altas a ser de 892.

Já os doentes activos são neste momento 923, ainda segundo o director nacional de Saúde de Cabo Verde, que continua a registar 19 óbitos, de um total acumulado de 1.837 casos desde 19 de Março.

Segundo o director nacional de Saúde, até hoje o país já realizou mais de 35 mil testes rápidos nas sete das nove ilhas habitadas com casos positivos da doença: Santiago, Santo Antão, São Vicente, Sal, São Nicolau, Boa Vista e Maio.

Em todo o país, disse que há 15 doentes internados em hospitais, dos quais três inspiram mais cuidados, sendo dois na ilha do Sal e um em Santa Catarina de Santiago.

Relativamente ao Hospital Agostinho Neto, na Praia, Artur Correia referiu que há oito doentes internados e dois deles estão ventilados, inspirando, por isso, mais cuidados.

Quase quatro meses após o surgimento do primeiro caso de Covid-19 em Cabo Verde, o director nacional de Saúde disse estar “convencido” que o país vai controlar a situação “brevemente”.

O responsável de saúde comentou ainda o caso do incêndio no fim de semana numa sala de rectificadores da operadora estatal de telecomunicações CV Telecom, na cidade da Praia, ilha de Santiago, que afectou as comunicações no país.

“Nós também temos apanhado por tabela esse constrangimento e esperemos que se resolva o mais brevemente possível”, disse Artur Correia, explicando que, sem Internet e com problemas de ligações móveis, houve atrasos e dificuldades no tratamento dos dados.

Afirmou também que a linha verde (800 11 12) não tem estado a funcionar desde essa altura, “dificultando bastante” o apoio, quer aos doentes internados nos centros de isolamento, quer à população em geral.

“Tudo isso dificulta-nos um bocado, mas creio que é algo pontual e que vai-se resolver rapidamente”, perspectivou o porta-voz do Ministério da Saúde.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Companhia aérea brasileira Azul regista prejuízo de 450 milhões de euros no segundo trimestre

14-08-2020 (18h45)

A companhia aérea brasileira Azul registou um prejuízo de 2,9 mil milhões de reais (450 milhões de euros) no segundo trimestre de 2020, segundo balanço financeiro divulgado pela empresa.

Lojas de Macau aderem a campanha para atrair mercado da China continental

13-08-2020 (16h55)

Mais de 20 mil lojas de Macau participam numa campanha promocional do território no mercado da China continental, para aproveitar o anunciado recomeço gradual da emissão de vistos no país, foi hoje anunciado.

Associação vai criar rota gastronómica para valorizar queijos da região Centro

13-08-2020 (16h17)

A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) vai criar uma rota turística e gastronómica para valorizar e promover aquele produto regional, nomeadamente as marcas "Beira Baixa", "Serra da Estrela" e "Rabaçal".

Brasileira Azul lança empresa de aviação regional

12-08-2020 (20h37)

A companhia aérea brasileira Azul lançou na terça-feira uma nova subsidiária para o mercado de voos regionais, denominada Azul Conecta, que pretende chegar a 200 cidades nos próximos anos.

ATA investe em campanha publicitária no Reino Unido

12-08-2020 (17h38)

A Associação Turismo do Algarve (ATA) vai reforçar a mensagem de que a região é um destino seguro junto do Reino Unido, através de uma campanha publicitária que será emitida na estação de televisão Channel 5, foi hoje anunciado.

Opinião e Análise