EUA impõem novas sanções contra Cuba proibindo viagens culturais e educacionais

05-06-2019 (18h02)

Os Estados Unidos impuseram novas sanções contra Cuba proibindo viagens culturais e educacionais em grupo para a ilha assim como a exportação de barcos e aviões privados e comerciais.

Washington, que acusa Havana de ter um "papel desestabilizador" na América Latina, proibiu a exportação de barcos e aviões, segundo um comunicado do Departamento do Tesouro.

A proibição de exportação aplica-se a cruzeiros e barcos pessoais, assim como aviões privados e comerciais.

"Esses actos vão ajudar a manter os dólares norte-americanos fora do alcance dos serviços militares, secretos e de segurança cubanos", indicou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em comunicado.

Segundo o Departamento do Tesouro, os EUA não vão permitir viagens culturais e educacionais em grupo para Cuba.

Essas viagens foram usadas por milhares de cidadãos americanos para visitar a ilha antes de os EUA restabelecerem relações diplomáticas completas com o Governo comunista em Dezembro de 2014.

"Cuba continua a ser comunista e os Estados Unidos, sob Governos anteriores, fizeram concessões demais a um de nossos adversários históricos mais agressivos", salientou o secretário do Comércio, Wilbur Ross, em comunicado.

Os Estados Unidos, que acusam as autoridades cubanas de apoiar os regimes de Nicolás Maduro na Venezuela e Daniel Ortega na Nicarágua, aumentaram em Abril a sua lista negra de empresas cubanas que não podem beneficiar de transações financeiras directas dos EUA, incluindo um ramo do exército cubano dedicado ao turismo, chamado Gaviota.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cuba

Clique para ver mais: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

República Dominicana torna obrigatório teste de covid-19 para entrar no país

31-07-2020 (16h34)

A República Dominicana anunciou que para entrar no país passou a ser obrigatório apresentar um teste de covid-19 negativo ou fazer um teste rápido no aeroporto, sem custos para o visitante.

Cuba faz testes de PCR gratuitos a turistas estrangeiros

24-07-2020 (10h55)

O Governo cubano anunciou que fará testes de PCR gratuitos a todos os turistas estrangeiros que visitarem o país.

British Airways retoma rotas para as Caraíbas e anuncia Montego Bay

23-07-2020 (13h04)

A companhia aérea British Airways está a retomar as ligações para os seus destinos nas Caraíbas e a apresentar uma nova rota para Montego Bay, na Jamaica.

México ultrapassa os 40 mil mortos desde início da pandemia

22-07-2020 (10h06)

O México ultrapassou os 40 mil mortos por covid-19 desde o início da pandemia, com 915 óbitos só nas últimas 24 horas, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

República Dominicana volta a estado de emergência devido à covid-19

16-07-2020 (17h02)

O presidente da República Dominicana, principal destino de férias dos portugueses nas Caraíbas, para onde recentemente os operadores cancelaram os charters que tinham programado, pediu ao Congresso Nacional autorização para declarar novamente o estado de emergência, por 45 dias, devido ao aumento de infectados com o novo coronavírus no país.

Opinião e Análise