Governo prolonga interdição do desembarque de cruzeiros até 15 de julho

30-06-2020 (18h38)

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos portugueses foi novamente prolongada pelo Governo, até às 23h59 de 15 de Julho, segundo um despacho hoje publicado.

O despacho n.º 6756-A/2020, publicado em suplemento do “Diário da República” para produzir efeitos a partir das 00h00 de quarta-feira, admite nova prorrogação do diploma “em função da evolução da situação epidemiológica em Portugal”.

A proibição do desembarque de passageiros de navios cruzeiros foi imposta, pela primeira vez, em 13 de março e tem vindo a ser sucessivamente prolongada pelo Governo.

O executivo, no preâmbulo do despacho, lembra que esta interdição, e respectivas prorrogações, se justificam como “medida de contenção das possíveis linhas de contágio, de modo a controlar a disseminação do vírus SARS-CoV-2 e da doença covid-19”, sendo que “a situação epidemiológica, quer em Portugal quer noutros países, não se mostra ainda totalmente controlada”.

Diz ainda que o prolongamento da interdição até meados de Julho tem em consideração que “a experiência internacional demonstra o elevado risco decorrente do desembarque de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro”.

Tal como tem acontecido desde 13 de Março, a interdição dos navios de cruzeiro nos portos nacionais não se aplica aos cidadãos nacionais ou aos titulares de autorização de residência em Portugal.

Os navios de cruzeiro também continuam a estar autorizados a atracar nos portos nacionais para abastecimento, manutenção e espera (em lay-up) de reparação naval.

O prolongamento da interdição também “não prejudica o desembarque em casos excepcionais ou urgentes, mediante autorização da autoridade de saúde, nomeadamente por razões humanitárias, de saúde ou para repatriamento imediato”, ressalva o executivo no diploma.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Cruzeiros

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Hotéis e restaurantes em Cancun pedem certificado de vacinação ou teste PCR

26-07-2021 (16h09)

Os hotéis, bares e restaurantes e outros espaços fechados em Cancun, no México, estão a exigir um certificado de vacinação completa ou teste PCR com resultado negativo para permitir o acesso.

República Dominicana exige teste de covid-19 a viajantes de Espanha

14-07-2021 (17h36)

A República Dominicana exige a partir desta quarta-feira aos viajantes procedentes de Espanha um teste PCR ou antigénio à covid-19 com resultado negativo, efectuado nas 72 horas antes da entrada no país.

Costa Sul da Dominicana já enfrenta o primeiro furacão do ano

03-07-2021 (16h09)

A costa Sul da República Dominicana já está sob a influência do furacão Elsa, o primeiro deste ano, que às 12h00 UTC (13h00 em Portugal Continental) estava com ventos máximos continuados de 120 Km/h com tendência para enfraquecer ao ‘atravessar’ Cuba no Domingo.

Soltour Travel Partners garante igualdade de condições nos canais de distribuição – Tomeu Bennasar

07-06-2021 (09h09)

O CEO da Soltour Travel Partners, Tomeu Bennasar, assegurou em entrevista ao PressTUR que o produto criado pelo operador turístico será colocado nos canais de distribuição em igualdade de condições, negando qualquer favorecimento do negócio B2C do Grupo Logitravel.

República Dominicana quer mostrar aos portugueses que é “um destino completo” – Karyna Font-Bernard

07-06-2021 (09h00)

A República Dominicana quer mostrar aos portugueses que "é um destino completo", com mais para oferecer do que apenas Sol e Praia, e vai fazê-lo através da formação dos agentes de viagens, disse ao PressTUR a directora ibérica do Escritório de Promoção Turística, Karyna Font-Bernard.

Opinião e Análise