Quebra de turistas portugueses na Dominicana eleva-se a 10,7%

22-10-2019 (15h16)

Foto: www.godominicanrepublic.com
Foto: www.godominicanrepublic.com

As chegadas de turistas portugueses à Dominicana baixaram 10,7% nos primeiros nove meses deste ano, de acordo com dados divulgados pelo seu banco central, que indicam um decréscimo de 3,6 mil, para 29.771.

Esta quebra começou a desenhar-se no início do ano, pela inexistência de voos directos de Portugal no primeiro trimestre, levando a uma quebra das chegadas em 52% ou 3.159, com -55,1% ou menos três mil no Aeroporto de Punta Cana, que é o aeroporto para onde se dirigem os voos directos de Portugal.

A retoma desses voos a seguir à Páscoa apontava para uma recuperação, que pareceu confirmar-se em Abril e Maio, com aumentos respectivamente em 8,7% e em 44,6%, mas que pouco durou, porque logo em Junho o mercado voltou às quebras, com uma descida em 5,1%, que se agravou nos dois principais meses do Verão, com -8,9% em Julho e -15,9% em Agosto.

Assim, o crescimento em 6% em Setembro foi insuficiente para colmatar as quebras acumuladas em seis dos primeiros nove meses deste ano, especialmente no Aeroporto de Punta Cana, onde as chegadas de turistas residentes em Portugal baixaram 11,7% ou quase 3,5 mil nos primeiros nove meses.

Os dados oficiais mostram que essa quebra não foi por desvio para outros destinos da Dominicana, embora o Aeroporto de Las Américas registe aumento, só que em apenas 6,2% ou 98, para 1.688 e o Aeroporto del Catey tem mesmo quebra a dois dígitos, em 10,1% ou 237, para 2.103.

A suspeita é de que as quedas este Verão estarão relacionadas com as mortes em Maio de turistas norte-americanos em resorts da Dominicana, que uma informação recente do Departamento de Estado (Ministério dos Negócios Estrangeiros) dos Estados Unidos indica que o FBI considerou terem sido por causas naturais e não por envenenamento com bebidas alcoólicas, como foi propalado.

 

Clique para mais notícias: Dominicana

Clique para mais notícias: Turistas portugueses

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Havana começa a desconfinar e Cayos podem abrir ao turismo internacional na sexta-feira

02-07-2020 (09h31)

Havana vai iniciar a primeira fase do programa de desconfinamento esta sexta-feira, dia 3, enquanto as restantes províncias, excepto Matanzas, passam à segunda etapa, que significa que os Cayos podem reabrir ao turismo internacional, “dependendo da procura”.

República Dominicana reabre hoje ao turismo com “fortes medidas sanitárias”

01-07-2020 (16h52)

O Turismo da República Dominicana anunciou que o país reabriu hoje ao turismo internacional, tendo implementado “fortes medidas sanitárias” nos aeroportos, que são a principal porta de entrada dos turistas.

Governo prolonga interdição do desembarque de cruzeiros até 15 de julho

30-06-2020 (18h38)

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos portugueses foi novamente prolongada pelo Governo, até às 23h59 de 15 de Julho, segundo um despacho hoje publicado.

RIU reabre hotéis em todos os destinos onde está presente nas Caraíbas

30-06-2020 (18h29)

A RIU Hotels, que já reabriu vários hotéis no México, anunciou que vai reabrir resorts em todos os destinos onde está presente nas Caraíbas, designadamente na República Dominicana, em Aruba, nas Bahamas e na Jamaica.

Bahia Príncipe reabre amanhã seis resorts

30-06-2020 (16h13)

O grupo Piñero, a que pertence também a Soltour, maior operador turístico em vendas em Portugal, confirmou a reabertura amanhã de seis resorts em Maiorca, Tenerife, República Dominicana, México e Jamaica.

Opinião e Análise